Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de setembro de 2025 - 04h23
maracaju iptu
FUTEBOL LOCAL

Campeonato Estadual 2026 começa em janeiro e exige laudos técnicos de todos os clubes

FFMS confirma formato igual ao do ano passado e clubes têm até outubro para entregar documentação dos estádios

19 setembro 2025 - 19h49Redação
Representantes da FFMS, clubes e órgãos de segurança se reúnem para definir detalhes e exigências técnicas do Campeonato Estadual 2026.
Representantes da FFMS, clubes e órgãos de segurança se reúnem para definir detalhes e exigências técnicas do Campeonato Estadual 2026. - Foto: Divulgação
ENERGISA

A temporada 2026 do Campeonato Sul-Mato-Grossense já tem data para começar: 25 de janeiro. E, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o torneio seguirá o mesmo modelo do ano anterior, com todos os times se enfrentando em turno único na primeira fase. A confirmação aconteceu na sexta-feira, 19 de setembro, durante reunião com representantes dos clubes.

Canal WhatsApp

Ao final das nove rodadas da fase inicial, os dois melhores times vão direto para a semifinal. Os dois piores caem para a Série B. Já os clubes que ficarem entre o terceiro e o sexto lugares disputam as quartas de final em jogos de ida e volta. O time com melhor campanha sempre terá o direito de jogar a segunda partida em casa, até a final.

A edição 2026 ainda está com a lista de participantes incompleta. Oito clubes já estão garantidos: Operário, Ivinhema, Portuguesa/FC Pantanal, Águia Negra, Dourados, Costa Rica, Naviraiense e Corumbaense. Outros seis disputam as duas vagas restantes: Comercial, Aquidauana, Bataguassu, Taveirópolis, Maracaju e São Gabriel.

Segundo o presidente da FFMS, Estêvão Petrallás, o campeonato vai manter as 16 datas mesmo após a redução do calendário nacional anunciada pela CBF. A fase de grupos deve terminar em 5 de abril.

Mas antes de entrar em campo, os clubes têm uma outra missão: entregar todos os laudos técnicos exigidos para garantir o mando de campo. A Diretriz Técnica nº 006/2025 determina que os times apresentem, com até 30 dias de antecedência, documentos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Engenharia, Vigilância Sanitária, alvarás, plano de segurança e o laudo do SPDA — o sistema de proteção contra raios. Também é necessário comprovar a capacidade de público do estádio. Todos os laudos devem ser válidos até o fim da competição. Nada de documento provisório.

“Os clubes perceberam que a federação vive um outro momento e que vai ser parceiro constante”, afirmou o presidente Petrallás, lembrando que os prazos são até outubro para entregar os laudos, e que tudo será confirmado no arbitral de novembro.

Durante a reunião, o Corpo de Bombeiros reforçou o compromisso de orientar os clubes, principalmente os do interior. O coronel Fernando Carminati explicou que a corporação vai prestar apoio técnico sobre saídas de emergência, extintores, hidrantes e sinalizações, garantindo a segurança de todos nos estádios.

A próxima reunião entre os dirigentes será em novembro, no Conselho Arbitral. Nela, as decisões finais serão confirmadas, incluindo os estádios aptos e os clubes oficialmente participantes. Até lá, os bastidores do futebol sul-mato-grossense seguem em ritmo de planejamento, protocolos e muito papelada.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas