
Seleção sub20 enfrenta cenário crítico no Mundial do Chile após perder por 2 a 1 para Marrocos nesta quarta-feira (2). Com apenas um ponto somado no “grupo da morte”, o Brasil de Ramon Menezes precisa de resultados específicos para avançar às oitavas de final.

O time brasileiro está em terceiro lugar no GrupoC, atrás de Marrocos (6 pontos) e México (2), e empatado em pontos com a Espanha. Na rodada decisiva, no sábado (4), o Brasil encara a Espanha, que também está em situação delicada, enquanto o México encara Marrocos.
Para seguir no torneio, o Brasil depende de três possíveis caminhos:
Vitória sobre a Espanha + tropeço do México — Se o Brasil ganhar por qualquer placar e o México empatar ou perder para o Marrocos, a classificação está garantida.
Empate com a Espanha + derrota do México — Se os mexicanos perderem e o Brasil empatar, o time brasileiro poderá avançar pelos critérios de desempate (saldo de gols ou gols marcados).
Avançar como terceiro colocado — Mesmo sem vencer, o Brasil ainda pode passar como um dos quatro melhores terceiros colocados do torneio. Nesse cenário, a vitória sobre a Espanha amplia as chances de classificação.
Atualmente, o Brasil apresenta saldo de gols negativo, enquanto o México está zerado. Se empatar, a dependência cai para uma derrota dos mexicanos por dois ou mais gols. Se igualar o México em saldo, o critério de gols marcados pode favorecer os brasileiros.
O técnico Ramon Menezes escalou uma seleção sem nomes como Endrick, Estêvão e Andrey Santos, que permanecem em clubes europeus. Na última edição do Mundial sub20, em 2023, o Brasil foi eliminado nas quartas de final por Israel, em partida decidida na prorrogação.
