
O Brasil foi derrotado pela Bolívia por 1 a 0 nesta terça-feira (9), em El Alto, na 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol decisivo foi marcado por Miguel Terceros, em cobrança de pênalti nos acréscimos do primeiro tempo, assegurando a classificação boliviana para a repescagem intercontinental.

Com o resultado, a seleção brasileira terminou na quinta colocação, posição que agora obriga o país a disputar a repescagem. O desempenho lento e previsível preocupa, especialmente com menos tempo para ajustes antes do Mundial.
A derrota em El Alto representa o pior desempenho do Brasil no formato atual de pontos corridos desde sua adoção em 1998. Sob o comando de Carlo Ancelotti, a equipe encerra as Eliminatórias com 28 pontos e três técnicos diferentes durante a campanha.
O Brasil volta a entrar em campo em outubro: enfrenta a Coreia do Sul no dia 10, em Seul, e quatro dias depois visita o Japão, em Tóquio. A equipe ainda deve disputar seis amistosos antes da Copa de 2026.
