
A seleção brasileira masculina de vôlei se despediu precocemente do Mundial realizado nas Filipinas. O time comandado por Bernardinho não conseguiu avançar às oitavas de final, resultado que marca a pior campanha da história do país na competição, incluindo as equipes masculina e feminina.

A eliminação veio com a combinação de dois resultados: a derrota por 3 sets a 0 para a Sérvia, com parciais de 22/25, 20/25 e 22/25, e o triunfo da República Checa sobre a China, também por 3 a 0. O revés diante dos sérvios aconteceu na madrugada desta quinta-feira, quando o Brasil entrou em quadra de luto pela morte de Maria Ângela Resende, mãe do treinador.
Com isso, a seleção não ficou entre as 16 melhores equipes e, no máximo, poderá terminar na 17ª posição após o encerramento da primeira fase. Até então, a pior colocação brasileira em Mundiais masculinos era o 11º lugar obtido em 1956.
Na campanha, o Brasil havia vencido a China por 3 a 1 na estreia e superado a República Checa por 3 a 0 no segundo compromisso. Porém, a derrota no último jogo deixou o time na terceira colocação do Grupo H, atrás de Sérvia e República Checa, que seguem na competição. A China também está eliminada.
