Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de novembro de 2025 - 17h06
sesi
ESPORTE

Brasil enfrentará o Canadá na estreia da Copa Davis 2026 fora de casa

Confronto será em fevereiro; país terá pela frente equipe liderada por Auger-Aliassime, número 5 do mundo

23 novembro 2025 - 16h20Redação Estadão
Brasil, de João Fonseca, enfrentará o forte Canadá na 1ª rodada qualificatória da Copa Davis
Brasil, de João Fonseca, enfrentará o forte Canadá na 1ª rodada qualificatória da Copa Davis - (Foto: Reprodução/@atptour via X)

A seleção brasileira masculina de tênis já tem adversário definido para a primeira rodada da Copa Davis 2026. Em sorteio realizado na manhã deste domingo (23), em Bolonha, na Itália, o Brasil enfrentará o Canadá fora de casa, nos dias 6 e 7 ou 7 e 8 de fevereiro, em local e piso a serem definidos pelos canadenses.

Canal WhatsApp

Sob o comando do capitão Jaime Oncins, o Brasil retorna à elite da competição após superar a Grécia nos playoffs do Grupo Mundial. Apesar do desafio, o retrospecto é historicamente favorável: foram quatro vitórias brasileiras em seis confrontos contra os canadenses na história da Davis. O último duelo entre os países, no entanto, ocorreu há quase duas décadas, em 2008, ainda pelo Zonal Americano.

Atual campeão da Copa Davis em 2022, o Canadá chega com força. Seu time pode escalar até três jogadores dentro do Top 50 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP): Felix Auger-Aliassime (5º), Denis Shapovalov (23º) e Gabriel Diallo (41º). Além deles, Liam Draxl (123º) e Alexis Galarneau (203º) reforçam a equipe e já atuaram em confrontos anteriores.

O Brasil deverá apostar em jovens talentos como João Fonseca, número 24 do mundo, e tenistas experientes em partidas de duplas, uma tradição brasileira na competição. O piso e as condições da quadra escolhida pelos canadenses podem influenciar diretamente na escalação e nas chances de vitória brasileira.

O vencedor de Brasil x Canadá enfrentará na segunda rodada o ganhador do confronto entre França e Eslováquia, em setembro de 2026. Se passar pelos franceses, o Brasil terá o mando de quadra; contra os eslovacos, jogaria fora de casa. A equipe que vencer essa segunda fase garantirá vaga no Final 8 da Davis, que será disputado na Itália, em novembro.

A anfitriã Itália já está garantida nas quartas de final da fase decisiva, assim como a Espanha, finalista da edição de 2025, que enfrentará quem passar de Chile x Sérvia.

Confira os confrontos da 1ª rodada da fase qualificatória da Copa Davis 2026

  • Chile x Sérvia
  • Alemanha x Peru
  • Croácia x Dinamarca
  • Equador x Austrália
  • Noruega x Grã-Bretanha
  • Bulgária x Bélgica
  • Japão x Áustria
  • Índia x Holanda
  • Coreia do Sul x Argentina
  • Hungria x Estados Unidos
  • República Checa x Suécia
  • França x Eslováquia
  • Canadá x Brasil
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop