
O judô brasileiro teve um domingo de conquistas no Grand Prix de Lima, no Peru. No segundo dia de competições, o país subiu ao pódio três vezes: Daniel Cargnin garantiu o ouro na categoria até 73 kg, Nauana Silva ficou com a prata até 63 kg, e Gabriel Falcão conquistou o bronze na categoria até 81 kg.

Ouro inédito para Daniel Cargnin - Duas vezes medalhista olímpico, Daniel Cargnin, de 27 anos, venceu o francês Dayyan Boulemtafes, de apenas 19, em uma final equilibrada e decidida nos segundos finais. O brasileiro conquistou a vitória por yuko, confirmado após análise de vídeo. “Meu primeiro ouro em Grand Prix. É muito importante”, celebrou Cargnin, que também comentou à Cazé TV que ainda sente incômodo com o desempenho nos Jogos de Paris 2024, quando terminou em 17º lugar.
A conquista em Lima marca um novo capítulo na trajetória do judoca, que busca retomar o protagonismo no circuito internacional após o ciclo olímpico.
Prata de Nauana Silva e o quase pódio de Rafaela Silva - Na disputa feminina até 63 kg, Nauana Silva, de 22 anos, garantiu a prata após uma campanha consistente até a final. Na decisão, acabou superada por ippon pela canadense Jessica Klimkait, uma das principais atletas da categoria. Apesar do resultado, Nauana, atualmente 11ª do ranking mundial, deve entrar para o top 10 com a medalha conquistada. “Estou feliz por ter chegado até a final. Enfrentei grandes adversárias e saio com a sensação de estar no caminho certo”, disse a brasileira após o pódio.
Outra representante do Brasil, Rafaela Silva, campeã olímpica no Rio-2016 e bronze por equipes em Paris-2024, parou na disputa pelo bronze, derrotada por ippon pela eslovena Kaja Kajzer.
Bronze de Gabriel Falcão fecha dia vitorioso - O terceiro pódio brasileiro veio com Gabriel Falcão, também de 22 anos, que garantiu o bronze na categoria até 81 kg. O judoca superou o finlandês Eetu Ihanamaki com um wazari após mais de quatro minutos de golden score, em uma das lutas mais emocionantes do dia.“Foi uma luta muito dura, mas consegui manter o foco e aproveitar o momento certo. Esse bronze representa muito pra mim e pra nossa equipe”, afirmou Falcão.
Expectativa para o último dia de competições - O Brasil ainda tem boas chances de ampliar sua coleção de medalhas no Grand Prix de Lima. Nesta segunda-feira (13), o país será representado por dez judocas:
-
Beatriz Freitas e Karol Gimenes (até 78 kg);
-
Giovanna Santos e Kátia Alves (acima de 78 kg);
-
Guilherme Schimidt e Rafael Macedo (até 90 kg);
-
Giovani Ferreira e Leonardo Gonçalves (até 100 kg);
-
Lucas Lima e Rafael Buzacarini (acima de 100 kg).
As finais encerram a competição nesta segunda-feira, e o Brasil chega fortalecido após um fim de semana marcado por bons desempenhos e resultados expressivos.
