
A primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da Fifa terminou com um roteiro que o Brasil conhece bem: título, domínio e uma atuação de peso na decisão. A seleção venceu Portugal por 3 a 0, neste domingo, na PhilSports Arena, em Pasig, região metropolitana de Manila, e conquistou o troféu inaugural da competição.
O duelo começou travado, com forte marcação portuguesa e poucas chances de gol. O Brasil tinha a posse, mas sofreu para superar a pressão alta rival. Quando conseguiu finalizar, esbarrou em Ana Catarina, quatro vezes eleita a melhor goleira do mundo, que evitou o gol em finalizações de Natalinha, Luana e Amandinha.
A partida só ganhou ritmo a dez minutos do fim do primeiro tempo. Após jogada construída por Amandinha e Ana Luíza, Emily (melhor jogadora do mundo e artilheira do torneio) abriu o placar com seu sétimo gol no Mundial. A vantagem fez Portugal avançar um pouco mais, mas Bianca teve pouco trabalho na meta brasileira.
O time voltou do intervalo mais agressivo e, aos dois minutos, Amandinha ampliou o marcador com um toque por cobertura. Portugal tentou reagir, recorreu à goleira-linha e buscou acelerar o jogo, mas parou na marcação brasileira, que anulou completamente o ataque mais efetivo da competição, autor de 37 gols nos cinco jogos anteriores.
A dois minutos do fim, com Portugal totalmente exposto no ataque, Débora Vanin arriscou do campo defensivo e marcou o terceiro, sacramentando o título e seu sexto gol na Copa. A seleção administrou os minutos finais e comemorou também sua 43ª vitória consecutiva na modalidade.
Antes da final, a Espanha garantiu o bronze ao vencer a Argentina por 5 a 1.

