Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de dezembro de 2025 - 10h24
senar
ESPORTE

Botafogo enfrenta o Nacional de Potosí na estreia da fase preliminar da Libertadores

Time carioca decide vaga no Rio após duelo a mais de 4 mil metros de altitude na Bolívia

23 dezembro 2025 - 08h10Estadão
Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, onde o Botafogo fará sua estreia na Libertadores a mais de 4 mil metros de altitude.
Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, onde o Botafogo fará sua estreia na Libertadores a mais de 4 mil metros de altitude. - (Foto: Divulgação/Botafogo)
Terça da Carne

O Botafogo já conhece o adversário da estreia na segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América. O time alvinegro vai enfrentar o Nacional de Potosí, da Bolívia, que garantiu a vaga ao conquistar a Copa da Bolívia, nesta segunda-feira.

Canal WhatsApp

A partida de ida será disputada fora de casa, no dia 18 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Víctor Agustín Ugarte, localizado a 4.090 metros de altitude, um dos palcos mais desafiadores do futebol sul-americano. O confronto de volta está marcado para 25 de fevereiro, no mesmo horário, no Rio de Janeiro.

O duelo marca o início da caminhada do Botafogo em busca de uma vaga na fase de grupos da competição continental. Caso avance, o clube ainda terá de superar a terceira fase preliminar antes de chegar aos grupos.

O jogo de ida acontece cerca de um mês e meio após a chegada de Martín Anselmi ao clube. O argentino de 40 anos foi anunciado nesta segunda-feira como novo técnico do Botafogo, substituindo Davide Ancelotti, que deixou o comando ao fim da temporada.

A experiência de Anselmi pode ser um fator importante diante das condições extremas da partida na Bolívia. Seu principal trabalho foi no Independiente del Valle, de Quito, que manda jogos a 2.850 metros acima do nível do mar. No clube equatoriano, o treinador conquistou a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana, esta última derrotando o Flamengo.

O Nacional de Potosí garantiu presença na Libertadores ao vencer o Bolívar por 4 a 1 na decisão da Copa da Bolívia. A conquista veio após uma virada no confronto agregado. No jogo de ida, o Nacional havia sido derrotado por 2 a 0, e, até os 35 minutos do segundo tempo da partida decisiva, a soma dos placares ainda apontava empate.

Com a vitória elástica no duelo final, o clube assegurou o título e a vaga continental, credenciando-se como o primeiro obstáculo do Botafogo na edição de 2026 da Libertadores.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop