
O sorteio da pré-Libertadores 2026, realizado nesta terçafeira (18), definiu os confrontos que Botafogo e Bahia enfrentarão para tentar vaga na fase de grupos da principal competição continental do futebol sulamericano. As duas equipes entram diretamente na segunda fase, com confrontos de ida e volta pela frente.
O Botafogo encara suas partidas em um momento de transição no comando técnico, após a saída de Davide Ancelotti na última semana. Já o Bahia tem seu adversário definido desde o sorteio, o que traz mais previsibilidade à preparação do time para a disputa.
Caminho do Botafogo
O Botafogo estreia contra um time boliviano ainda indefinido: a vaga é decidida entre Blooming, Nacional Potosí e The Strongest.
Fase 2: Botafogo x “Bolívia 2”
Fase 3 (se passar): Vencedor de Equador x Argentinos Juniors (ARG)
Caminho do Bahia
O Bahia já sabe quem vai enfrentar na estreia:
Fase 2: O’Higgins (Chile) x Bahia
Fase 3 (se avançar): Enfrenta quem passar de “Bolívia 1”/Deportivo Táchira (Venezuela) x Tolima (Colômbia)
O que está em jogo - Os quatro vencedores da terceira fase garantem vaga na fase de grupos da Libertadores. Para os times que caírem nessa etapa, há um alento: eles não ficam sem calendário internacional e vão direto para a fase de grupos da Copa SulAmericana.
Antes da fase em que Botafogo e Bahia entram, estão definidas outras chaves desta forma:
Fase 1: Bolívia x Deportivo Táchira (VEN)
Juventud (URU) x Universidad Católica (EQU)
2 de Mayo (PAR) x Alianza Lima (PER)
Outras chaves importantes que podem cruzar com os times brasileiros na fase decisiva
Assim, Botafogo e Bahia sabem que, apesar de ainda não terem adversários fixos em todos os confrontos, o caminho até a fase de grupos tem chaves definidas e possibilidades que passam por clubes da Bolívia, Chile, Venezuela, Equador, Argentina e Colômbia.

