Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de setembro de 2025 - 01h29
alms
AUTOMOBILISMO

Gabriel Bortoleto enfrenta dificuldades nos treinos em Baku e busca ajustes para o GP do Azerbaijão

Brasileiro ficou fora do top 10 nas duas sessões e reclama de falta de confiança no carro da Sauber

19 setembro 2025 - 16h45
Brasileiro Gabriel Bortoleto enfrenta dificuldades de adaptação ao traçado urbano do Azerbaijão.
Brasileiro Gabriel Bortoleto enfrenta dificuldades de adaptação ao traçado urbano do Azerbaijão. - Foto: Ozan Kose/AFP
ENERGISA

O brasileiro Gabriel Bortoleto teve uma sexta-feira difícil no circuito urbano de Baku, palco do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. Longe de disputar as primeiras posições nos dois treinos livres do dia, o piloto da equipe Sauber terminou as sessões em 14º e 15º lugares, respectivamente, e destacou problemas no acerto do carro como principal fator para o desempenho abaixo do esperado.

Canal WhatsApp

Logo na primeira atividade, a performance do piloto já foi comprometida por uma paralisação de 25 minutos devido a detritos na pista. Bortoleto ainda escapou duas vezes ao tentar forçar uma volta rápida, o que comprometeu ainda mais seu resultado. No segundo treino, apesar da pista livre, a situação não melhorou e o brasileiro voltou a demonstrar dificuldades.

Pista desafiadora e acerto do carro

Em entrevista à Band após os treinos, Bortoleto comentou as dificuldades enfrentadas e apontou o traçado desafiador de Baku como um dos grandes obstáculos.

“A pista é bem difícil com muita ondulação e muito buraco. Qualquer erro de freada já te coloca reto na curva e você pode acabar na parede. Foi um dia bom, mas complicado”, avaliou.

Para o brasileiro, o maior problema foi a falta de confiança no carro, um fator crucial quando se trata de um circuito urbano como o de Baku. “Sinto que é difícil replicar uma boa volta a todo momento e preciso de um carro em que consiga acreditar e confiar 100%”, afirmou.

Busca por melhorias para o sábado

Com o desempenho abaixo nas duas sessões de sexta-feira, Bortoleto e sua equipe agora focam em ajustes que possam melhorar o equilíbrio do carro para o sábado, dia em que ocorre o terceiro treino livre e a classificação oficial para o GP do Azerbaijão.

“Aqui não temos margem de erro. Em outras pistas, se você dá uma escapada, consegue se salvar. Aqui, não. A gente precisa de um carro que se ajuste um pouco mais, e vou trabalhar o dia e a noite inteira com os engenheiros para isso”, concluiu o brasileiro.

O GP do Azerbaijão está marcado para este domingo, às 8h (horário de Brasília), e é mais uma chance para Bortoleto buscar evolução em sua temporada de estreia na Fórmula 1.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop