
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto alcançou seu melhor desempenho na Fórmula 1 ao terminar em 6º lugar no GP da Hungria, realizado neste domingo no circuito de Hungaroring, nas proximidades de Budapeste. Após 14 corridas na principal categoria do automobilismo, o desempenho de Bortoleto, que integra a equipe Sauber, representa sua segunda etapa consecutiva pontuando, somando mais 8 pontos ao seu total no Mundial, que agora chega a 14. O brasileiro superou pilotos como Yuki Tsunoda e Oliver Bearman na tabela.

A corrida foi marcada por um duelo emocionante entre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri. Norris se manteve firme na frente e conseguiu segurar a pressão de Piastri para garantir sua nona vitória na Fórmula 1. O britânico também reduziu a vantagem de Piastri no Mundial de Pilotos para apenas nove pontos (284 a 275). George Russell, da Mercedes, completou o pódio.
A largada foi repleta de disputas, com Charles Leclerc, que largou da pole position, tentando resistir à força das McLarens. Piastri se manteve na segunda posição, mas Norris perdeu algumas posições no início para Russell e Fernando Alonso, recuperando um posto após ultrapassar o espanhol.
No seu melhor grid da temporada, Bortoleto, que partiu de 7º, teve uma excelente corrida e conquistou a 6ª posição, depois de ultrapassar Lance Stroll e pressionar por mais posições na zona de pontuação. A disputa ficou acirrada com Max Verstappen, que tentou pressionar o brasileiro durante a prova.
A corrida foi bastante estratégica, com os pilotos alternando pit stops. Norris, que optou por uma estratégia de uma parada a menos, foi capaz de assumir a liderança após a troca de pneus de Leclerc, e apesar de Piastri tentar ultrapassá-lo nas voltas finais, Norris conseguiu manter a posição e garantir a vitória.
Bortoleto, por sua vez, foi mantido em sexto após uma boa estratégia de pit stop da Sauber e resistência nas voltas finais, à frente de Alonso e Stroll.
A Fórmula 1 agora entra em um breve período de pausa, com a próxima corrida marcada para o GP da Holanda, entre 29 e 31 de agosto, em Zandvoort.
Resultado do GP da Hungria - Fórmula 1:
1º - Lando Norris (McLaren) 1h35min21s231
2º - Oscar Piastri (McLaren) a 0s698
3º - George Russell (Mercedes) a 21s916
4º - Charles Leclerc (Ferrari) a 42s560
5º - Fernando Alonso (Aston Martin) a 59s040
6º - Gabriel Bortoleto (Sauber) a 1min06s169
7º - Lance Stroll (Aston Martin) a 1min08s174
8º - Liam Lawson (RB) a 1min09s451
9º - Max Verstappen (Red Bull) a 1min12s645
10º - Kimi Antonelli (Mercedes) a 1 volta
11º - Isack Hadjar (RB) a 1 volta
12º - Lewis Hamilton (Ferrari) a 1 volta
13º - Nico Hülkenberg (Sauber) a 1 volta
14º - Carlos Sainz Jr. (Williams) a 1 volta
15º - Alexander Albon (Williams) a 1 volta
16º - Esteban Ocon (Haas) a 1 volta
17º - Yuki Tsunoda (Red Bull) a 1 volta
18º - Franco Colapinto (Alpine) a 1 volta
19º - Pierre Gasly (Alpine) a 1 voltaNão completou a prova: Oliver Bearman (Haas)
