
O brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a abandonar uma corrida da Fórmula 1 após colidir novamente com Lance Stroll, da Aston Martin, neste domingo (23), no GP de Las Vegas. Assim como no GP de São Paulo, o incidente ocorreu ainda no início da prova e tirou os dois pilotos da disputa.
Largando da 18ª posição, Bortoleto admitiu que errou o ponto de frenagem na curva e assumiu total responsabilidade pelo acidente.
“Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas a Lance, foi minha culpa”, declarou. “Tentei ultrapassar a Williams por dentro, mas calculei mal o momento da freada. Quando percebi, já era tarde demais para reduzir a velocidade e não havia ângulo para fazer a curva.”
O abandono foi frustrante para o piloto, que acreditava que a Sauber — que se tornará Audi em 2025 — tinha ritmo para ganhar posições e até brigar por pontos. A equipe ocupa o penúltimo lugar no Mundial de Construtores, com 68 pontos, atrás de Aston Martin (72) e Haas (73).
“Preciso me concentrar nas duas últimas corridas, com voltas limpas. Se eu não completar as provas, perco a experiência que deveria estar acumulando”, afirmou Bortoleto. “Vou recomeçar e voltar ao nível de desempenho que já mostrei antes, quando chegarmos a Doha.”
Punição
Por ser considerado responsável pela colisão, Bortoleto recebeu punição de cinco posições no grid do GP do Catar, no circuito de Lusail, no próximo domingo. Antes disso, ele disputa a corrida sprint no sábado.
Enquanto isso, o companheiro Nico Hülkenberg terminou em sétimo e pontuou pela terceira vez nas últimas quatro corridas, mantendo a equipe viva na briga para tentar fechar a temporada à frente de seus rivais diretos.

