
Mattia Binotto, chefe de operações da Sauber, já planeja a briga pelo título mundial de Fórmula 1 para o ano de 2030. Após sua saída da Ferrari, o dirigente italiano assume sua maior responsabilidade no automobilismo, à frente de um projeto que vai transformar a atual escuderia na Audi no próximo ano.

Em entrevista ao jornal italiano il Gionale, Binotto revelou suas expectativas, afirmando que a Audi trará uma abordagem inovadora ao automobilismo e a sua chegada será um divisor de águas.
"Tudo está indo bem e coisas boas estão por vir. Queremos lutar pelo título mundial em 2030", afirmou Binotto.
Audi: inovação e mentalidade vencedora
Binotto destacou o histórico de vitórias da Audi em várias modalidades de automobilismo, incluindo ralis, corridas de Endurance e o Rally Dakar. Com essa bagagem, ele acredita que a equipe não só buscará ganhar, mas também a inovação dentro da Fórmula 1.
"Quando nos tornarmos Audi, as coisas vão mudar. Haverá pressão da mídia e da empresa, que está acostumada a vencer. A Audi venceu à sua maneira, introduzindo tecnologias. Nossa responsabilidade não é só ganhar, mas fazer diferente do que a Fórmula 1 faz hoje", disse Binotto.
O dirigente também comentou sobre o processo de criação de um time vencedor na Fórmula 1, destacando a necessidade de paciência e investimentos em cultura, métodos e ferramentas para o sucesso a longo prazo.
Desempenho atual da Sauber e Bortoleto
Atualmente, no Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 584 pontos, enquanto a Sauber ocupa a oitava posição com 51 pontos. O piloto Nico Hülkenberg foi o maior pontuador da equipe até agora, com 37 pontos, e o brasileiro Gabriel Bortoleto, em seu ano de estreia, anotou 14 pontos.
Quando questionado sobre o desempenho de seus pilotos, Binotto fez questão de elogiar Bortoleto.
"Ele será um piloto de ponta. Ele está com fome e quer crescer ainda mais", afirmou o chefe da Sauber.
Max Verstappen: o principal competidor
Ao ser convidado a escolher três nomes de destaque na Fórmula 1, Binotto não hesitou em apontar Max Verstappen como o maior competidor, destacando a habilidade do piloto da Red Bull.
"Há um piloto de topo: Max. Ele faz a diferença", afirmou Binotto, mesmo com Verstappen não estando na disputa pelo título mundial este ano.
O futuro da Sauber e Audi na F1
Com o projeto da Audi prestes a ser implementado, Binotto acredita que a Sauber terá um papel de destaque nos próximos anos. A ambição é grande e o objetivo, claro: lutar pelo título da Fórmula 1 em 2030, com uma equipe repleta de inovações e jovens talentos.
