
O Barcelona precisou de paciência, volume de jogo e talento individual para furar a retranca do Osasuna e vencer por 2 a 0, neste sábado (13), pela 16ª rodada de LaLiga. Diante de mais de 80% de posse de bola e 24 finalizações, quem resolveu foi o brasileiro Raphinha, autor dos dois gols da vitória no Camp Nou.
Com o resultado, o time do técnico Hansi Flick chegou a 43 pontos e manteve os 100% de aproveitamento como mandante. De quebra, colocou pressão sobre o vice-líder Real Madrid, que tem 36 pontos e joga neste domingo contra o Alavés. Já o Osasuna segue com 15 pontos, ameaçado pelo rebaixamento.
O Barcelona dominou completamente as ações desde o início. O Osasuna, com uma linha defensiva de cinco jogadores à frente da área, se limitava a se defender e tentar explorar contra-ataques.
O primeiro tempo foi de massacre: 81% de posse de bola, 13 finalizações e um gol anulado de Ferran Torres por impedimento. A rede só balançou na etapa final, quando Pedri arrancou pela esquerda e tocou para Raphinha, que bateu cruzado da entrada da área aos 25 minutos.
O segundo gol veio aos 41 minutos, após cruzamento de Koundé e erro da zaga adversária. A bola sobrou limpa para Raphinha marcar mais uma vez. O brasileiro foi substituído em seguida sob aplausos da torcida catalã.
Agora com 6 gols, Raphinha se iguala a Yamal na artilharia interna da equipe. À frente dele, estão apenas Lewandowski (8) e Ferran Torres (11). O líder geral da artilharia é Mbappé, do Real Madrid, com 16 gols.
Na 17ª rodada de LaLiga, o Barcelona enfrenta o Villarreal no próximo domingo (21), fora de casa. Já o Osasuna tenta se recuperar diante do Alavés no sábado (20).

