
O Barcelona anunciou, nesta quarta-feira, a formalização de um contrato de patrocínio com o governo da República Democrática do Congo (RDC). A parceria, que se estenderá até 2029, renderá ao clube catalão 10 milhões de euros anuais, o equivalente a aproximadamente R$ 64,1 milhões.

A partir da temporada 2025/2026, a marca "RD Congo - Cœur de Afrique" (RDC - Coração da África) será estampada nas costas das camisas dos jogadores das equipes profissionais do Barcelona. Além de aspectos financeiros, o contrato também envolve iniciativas de formação de jovens atletas no país africano.
"Este acordo representa um compromisso compartilhado para fomentar o desenvolvimento multiesportivo na República Democrática do Congo e, como parte desta colaboração, o clube contribuirá para enriquecer a formação dos jovens atletas do país", disse o Barcelona em seu comunicado oficial.
Através de suas "Academias Barça", o clube catalão implementará programas esportivos em diversas modalidades, incluindo futebol, basquete, futsal, handebol e hóquei sobre patins.
Essa parceria não é única, já que outras grandes equipes europeias também firmaram acordos com a RDC. O Monaco, da França, e o Milan, da Itália, seguiram o exemplo do Barcelona, embora os valores desses contratos ainda não tenham sido divulgados.
