Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
12 de fevereiro de 2026 - 12h40
PROJETO RUBRO-NEGRO

Bap quer transformar Flamengo no "Real Madrid das Américas"

Após títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2025, presidente mira modelo europeu, cobra trabalho em 2026 e cita credibilidade em contratações

12 fevereiro 2026 - 11h10Redação
Presidente do Flamengo, Bap afirma que quer transformar o clube no Real Madrid das Américas
Presidente do Flamengo, Bap afirma que quer transformar o clube no "Real Madrid das Américas" - (Foto: Flamengo)

Depois de um 2025 marcado por conquistas expressivas, como os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, projeta uma nova etapa para o clube. A meta declarada é clara: transformar o time carioca em uma potência comparável aos gigantes da Europa.

Canal WhatsApp

Em entrevista ao jornal espanhol As, o dirigente afirmou que se inspira diretamente no Real Madrid. “Sempre sonhei grande. Sempre pensei ser (o Flamengo) o Real Madrid das Américas. Observo o que o Real Madrid faz. Tento entender quais foram os seus sucessos para trabalhar adequadamente no que posso adaptar à realidade do Brasil e identificar os erros que posso evitar repetir”, disse.

Ao comentar o modelo espanhol, Bap citou a era dos “Galácticos”, equipe estrelada que reuniu nomes como Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane, Beckham e Figo. Para ele, o projeto foi um sucesso comercial, mas não necessariamente esportivo. “Do ponto de vista do marketing foi sensacional, mas do ponto de vista esportivo, não”, avaliou.

A inspiração, segundo o presidente, não se limita ao clube merengue. Ele afirmou que o Flamengo acompanha de perto o que fazem outras potências do futebol europeu, como Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain.

Bap defende que o crescimento do Flamengo passa não apenas por títulos e elenco forte, mas também por estratégia de negócios e experiência do torcedor. Ele relatou, na entrevista, uma visita ao estádio Santiago Bernabéu, em Madri, como parte desse processo de observação.

“Estávamos ali porque alguém havia recomendado a carne de lá. Após a refeição, não consegui mais esconder. ‘Quero ver a que horas termina o serviço, o que eles oferecem, que tipo de pessoas frequentam o estádio’. No fim ela (mulher) entendeu que viemos aqui buscar ideias para o Flamengo e o Maracanã”, contou.

Apesar do sucesso recente, o dirigente adotou tom cauteloso para 2026. O Flamengo perdeu o título da Supercopa para o Corinthians no início da temporada, e Bap ressaltou que resultados passados não garantem novas conquistas.

“Ganhar nem sempre é bom e perder nem sempre é ruim. O sucesso do ano passado não significa necessariamente que teremos outra grande temporada. O fato de as coisas estarem indo muito bem cria uma certa situação dentro do grupo. Pode ser positiva ou nem tanto. Estamos trabalhando duro para ter um ótimo 2026, mesmo não tendo começado bem o ano. Vamos melhorar. Com certeza”, afirmou.

Ao falar sobre a transformação econômica do clube, Bap apontou o Barcelona como referência, especialmente a gestão de Ferran Soriano. “Ferran Soriano e sua gestão do Barcelona foram a inspiração para o Flamengo de hoje. O modelo e a inspiração foi 100% Barcelona por causa de Ferran Soriano e seu livro ‘A bola não entra por acaso’. As nossas condições eram idênticas às descritas para o Barcelona daquela época”, declarou.

Hoje dono do maior faturamento da América do Sul, o Flamengo, segundo o presidente, também colhe resultados na credibilidade internacional. Bap citou como exemplo a contratação de Lucas Paquetá.

“O Flamengo contratou Lucas Paquetá após negociações muito difíceis. O West Ham não pediu nenhuma nota promissória bancária, nenhuma carta de garantia de que o Flamengo pagaria. Tenho muito orgulho disso. Assim como o Atlético de Madrid não pediu isso com Samuel Lino”, afirmou.

Entre inspiração europeia, ambição continental e desafios internos, o dirigente deixa claro que o plano é consolidar o Flamengo como potência dentro e fora de campo — com metas que ultrapassam as fronteiras do futebol brasileiro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop