
Campo Grande segue se destacando no esporte de base. Atletas da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que integram o Centro de Formação de Atletas Rose Rocha (Cefat), conquistaram posições de destaque no Torneio Nacional de Ginástica Artística, que ocorre de 9 a 16 de novembro, em João Pessoa (PB).
Brian Colombelli foi o grande nome da equipe campo-grandense ao conquistar o 1º lugar na categoria Juvenil, tornando-se bicampeão da competição. Outro destaque foi Luke Nagano, que garantiu o 3º lugar na categoria Infantil, reforçando a qualidade técnica dos jovens talentos da capital sul-mato-grossense.
A delegação campo-grandense conta com 12 atletas — cinco meninas na categoria pré-infantil (9 a 10 anos) e sete meninos nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil. Todos integram o projeto Cefat, da Funesp, que oferece estrutura completa de treinamento e acompanhamento técnico qualificado, essencial para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos atletas.
Luke Nagano conquistou o bronze no Torneio Nacional de Ginástica Artística em João PessoaPara a coordenadora pedagógica do Cefat e chefe de delegação, Elaine Nagano, os resultados vão além das medalhas. “Ver nossos meninos conquistando o primeiro e o terceiro lugar no Torneio Nacional de Ginástica Artística é o resultado de muitas horas de treino, dedicação e superação. Essa conquista representa o esforço coletivo, a confiança das famílias e o comprometimento dos técnicos. É uma inspiração para continuarmos acreditando no poder transformador do esporte”, afirmou.
A participação dos atletas no torneio foi viabilizada com o apoio do Programa Auxílio-Atleta, mantido pela Prefeitura de Campo Grande, que garante suporte financeiro para alimentação, transporte, hospedagem e inscrição dos esportistas em competições nacionais.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a importância de acreditar no trabalho de base. “Essas conquistas mostram que vale a pena investir no esporte. O trabalho feito pela equipe da Funesp, aliado à competência e dedicação dos nossos atletas e professores, está trazendo resultados concretos. Estamos formando cidadãos e revelando talentos que levam o nome de Campo Grande para o topo do cenário nacional.”
As ginastas competem em aparelhos como salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. Já os meninos enfrentam provas nas modalidades solo, cavalo com alça, paralelas simétricas, argolas, barra fixa e salto sobre a mesa. O desempenho de cada atleta é avaliado a partir da soma das notas obtidas em todos os aparelhos, valorizando a consistência técnica e a preparação física e mental dos competidores.
O Torneio Nacional de Ginástica Artística reúne atletas de todo o Brasil e é uma das competições mais importantes da modalidade em categorias de base. O desempenho da equipe campo-grandense reafirma o potencial dos projetos esportivos públicos de formação de talentos.

