Feira de Vinhos COMPER Itanhanga
FUTEBOL

Argentina se diz disposta a sediar a Copa América sozinha com protocolos de saúde

Presidente argentino tomou frente caso a Colômbia não tenha condições de sediar a Copa América devido aos protestos da população contra o governo

18 maio 2021 - 13h50
Copa América, que aconteceria em 2020, foi adiada para esse ano, em razão da pandemia
Copa América, que aconteceria em 2020, foi adiada para esse ano, em razão da pandemia - (Foto: Divulgação)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta terça-feira que, caso a Colômbia não tenha condições de sediar a Copa América devido aos protestos da população contra o governo, pode estudar ser a sede única do torneio sul-americano, desde que seja garantido o cumprimento das medidas sanitárias contra a covid-19.

Canal WhatsApp

"Se todos os protocolos forem cumpridos, estamos dispostos a ver a possibilidade de sediarmos sozinhos", afirmou Fernández em uma entrevista à rádio argentina Radio 10. A Copa América, que seria disputada em 2020, foi adiada para este ano por causa da pandemia do novo coronavírus e está programada para começar no dia 13 de junho e terminar em 10 de julho, com Colômbia e Argentina como sedes.

No entanto, os protestos ocorridos na Colômbia há mais de duas semanas, que já deixaram mais de 40 mortos em um contexto de repressão policial e vandalismo, ameaçam a realização do torneio. Muitos manifestantes, que aproveitam os jogos de Copa Libertadores e Copa Sul-Americana para protestarem, pedem que o país desista de sediar a competição.

Embora o governo colombiano insista que, apesar de tudo o que está acontecendo no país, será sede da Copa América, nas últimas semanas foi iniciado o debate de possíveis alternativas, entre elas a de realizar os jogos apenas na Argentina.

"Se a Conmebol puder assumir, estou disposto a estudar (a possibilidade), mas preciso da garantia dos protocolos, pois um dos problemas mais sérios que temos são as cepas que chegam de outros países", disse Fernández nesta terça-feira.

A Argentina vive atualmente a segunda onda de covid-19, com recorde de casos e mortes por dia. Na segunda-feira, o River Plate confirmou mais cinco casos da doença no elenco, restando apenas 10 jogadores disponíveis para enfrentar o Independiente Santa Fe, da Colômbia, nesta quarta-feira, em Buenos Aires, pela Libertadores.

"O que aconteceu com o River estes dias demonstra o que objetivamente pode acontecer. Em um elenco que viaja junto e uma pessoa está infectada, é muito grande a possibilidade de contagiar todos. Temos que garantir protocolos que possibilitem esta Copa América, que com toda a franqueza, é uma Copa América para a TV", declarou Fernández.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas