alms4
PAULISTÃO

Árbitro e VAR de pênalti polêmico em Palmeiras x São Paulo foram afastados pela CBF há 5 meses

Flávio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo ficaram fora de cinco rodadas na reta final do Brasileirão

11 março 2025 - 14h10
Flávio Rodrigues de Souza já havia sido afastado por erros no Campeonato Brasileiro de 2024.
Flávio Rodrigues de Souza já havia sido afastado por erros no Campeonato Brasileiro de 2024. - Cesar Greco/Palmeiras
Terça da Carne

Protagonistas no pênalti polêmico de Arboleda em Vitor Roque, na partida entre Palmeiras x São Paulo nesta segunda-feira, os árbitros Flávio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo já haviam sido afastados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em outubro de 2024, por erro em duelo entre Vitória e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. A dupla ficou responsável pela arbitragem de campo e o VAR, respectivamente.

Canal WhatsApp

Em 2024, na 31ª rodada do Brasileirão, Flávio Rodrigues de Souza marcou dois pênaltis para o Vitória na partida, mas foi corrigido pelo VAR em apenas uma oportunidade. Na segunda, aos 44 minutos da etapa final, não foi ao monitor para rever a falta de Lima que derrubou Matheuzinho. Alerrandro cobrou e garantiu o triunfo dos rubro-negros por 2 a 1.

"O atacante vem para tocar a bola, o defensor vem e calça ele. Tem um tranco nas costas. Embaixo tem. Ele chega atrasado e chuta. Ele vai tocar a bola e acaba sendo atingido", disse Guarizo, a Flávio, durante a revisão do lance. À época, o pênalti revoltou o presidente do Fluminense, que lutava contra o rebaixamento. Além deles, José Claudio Rocha Filho, assistente vídeo, também foi suspenso pela CBF.

Flávio ficou quatro rodadas afastado pela CBF e retornou para apitar uma partida do Brasileirão no mês seguinte, em duelo entre Atlético-MG e Juventude pela 36ª rodada. Guarizo, por sua vez, voltou uma rodada antes, na partida entre Juventude e Cuiabá, no Alfredo Jaconi.

Em 2025, Flávio Rodrigues de Souza trabalhou em nove partidas do Campeonato Paulista, entre elas o duelo entre Palmeiras e São Paulo, ainda pela primeira fase e que terminou no empate por 0 a 0. Guarizo, por sua vez, foi escalado em 13 partidas no Paulistão - e também esteve no primeiro clássico Choque-Rei desta temporada.

ÁUDIO DO VAR
A polêmica na partida entre Palmeiras e São Paulo ocorreu aos 43 minutos da etapa inicial. A defesa são-paulina saiu jogando errado dentro da área de defesa e a bola sobrou para o palmeirense Vitor Roque. O atacante foi de encontro ao zagueiro Arboleda e se chocou contra a perna do adversário, caindo na área.

"Guarizo, checa para mim. Ele (Arboleda) perde a bola, o jogador (Vitor Roque) dá um tapa para correr, e ele põe a perna", argumentou Flávio, árbitro em campo, no início do lance. "Ele (Arboleda) perde o timing da bola, faz o toque lateral. Coloca, sim, essa perna esquerda. Faz o calço com a perna esquerda, na perna esquerda do jogador adversário (Vitor Roque)", explicou Guarizo durante a checagem.

"Esse é o momento do calço. Perna esquerda com a perna esquerda também. Esse é o contato. Pênalti tá confirmado", completou o árbitro de vídeo. Flávio Rodrigues de Souza não foi chamado à cabine do VAR para conferir a decisão. Raphael Veiga cobrou e fez 1 a 0 para o Palmeiras. O banco de reservas do São Paulo protestou bastante contra o pênalti e o atacante Luciano desabafou na saída do gramado. "Estão tentando eliminar o São Paulo", disse ele.

O árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou a penalidade e o VAR não foi chamado para conferir a decisão. "Se não tiver contato, tira o pênalti", chegou a afirmar o árbitro, que estava longe da jogada no momento do lance.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas