
O sul-mato-grossense José Vitor Leme inicia nesta sexta-feira (2) a temporada 2026 da Professional Bull Riders, a principal liga de montaria em touros do mundo. Tricampeão, ele entra na disputa pelo quarto título mundial.
A estreia ocorre em Boston, nos Estados Unidos, no evento da Unleash The Beast, nome oficial do Campeonato Mundial da PBR. A etapa segue até sábado (3).
“Vai ser uma temporada muito especial para mim”, disse o atleta.
Este será o terceiro evento da temporada. José Vitor Leme não competiu nas duas primeiras etapas, realizadas em dezembro, por causa de uma lesão no joelho.
Em setembro, ele sofreu a ruptura dos ligamentos LCA e LCM. Algumas semanas depois, voltou a montar nos treinos, mas optou por adiar o retorno às competições oficiais.
“Tive uma ruptura dos ligamentos LCA e LCM do joelho em setembro e, apesar de já ter voltado a montar nos treinos algumas semanas depois, ainda não havia competido oficialmente. Mesmo recuperado, preferi ficar fora das duas primeiras etapas para voltar com 100% do meu potencial”, afirmou.
A temporada da PBR conta com 18 etapas classificatórias, que seguem até abril. Em maio, dois eventos finais definem o campeão mundial.
A ausência no início do campeonato não preocupa o atleta de 29 anos. Na temporada passada, ele protagonizou a maior virada da história da liga. Saiu da 36ª posição no ranking e assumiu a liderança nas últimas cinco semanas.
Nos dois eventos finais, conquistou 97% dos pontos disponíveis. O desempenho garantiu o título mundial e um bônus de 1 milhão de dólares.
Natural de Ribas do Rio Pardo, a cerca de 98 quilômetros de Campo Grande, José Vitor Leme já havia sido campeão mundial em 2020 e 2021. Com três títulos, divide atualmente o posto de maior campeão da PBR com Adriano Moraes e Silvano Alves.
Se conquistar o quarto título, o brasileiro será o primeiro tetracampeão em mais de 30 anos de história da liga.
Além da disputa pelo campeonato, ele se aproxima de marcas históricas. Soma 29 vitórias em eventos da principal divisão da PBR e ocupa a terceira posição entre os maiores vencedores de todos os tempos, a quatro triunfos do recorde.
Nas montarias acima de 90 pontos, consideradas o auge do esporte, já são 88. Entre elas, está a maior nota da história da PBR, com 98,75 pontos. Faltam sete para que ele se torne o recordista absoluto.
As etapas do Campeonato Mundial da PBR são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da PBR Brazil no YouTube.
