
O jovem judoca André Lucas Gessi Dodero, de apenas 16 anos, vai cruzar o mundo para vestir novamente o quimono da Seleção Brasileira de Judô. Atual líder do ranking nacional na categoria até 55 kg, ele foi convocado oficialmente pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para integrar o grupo de atletas da categoria cadete (sub-18) que participará de um período de treinos e competições internacionais em Sóchi, na Rússia, entre os dias 6 e 15 de dezembro.
Antes disso, André também terá um grande desafio pela frente: a Seletiva Brasileira, que será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, em São Paulo. O evento é decisivo para definir os nomes que representarão o Brasil em torneios ao longo de 2026.
O sul-mato-grossense está em transição para a categoria até 60 kg, movimento natural no processo de crescimento do atleta. E mesmo com as adaptações físicas e técnicas exigidas por essa mudança, ele segue em alto nível e como referência entre os melhores da sua geração.
“É muita alegria e emoção representar a Seleção Brasileira mais uma vez”, disse André, visivelmente animado com a fase vivida.
André Dodero, de MS, é convocado para treinos com a seleção de judô na Rússia e disputa seletiva nacional em dezembro
Foco técnico e crescimento pessoal - Segundo os técnicos, o bom momento não é por acaso. O trabalho contínuo e disciplinado tem sido a base da evolução do atleta.
O Sensei Clayton Rojas, um dos treinadores que acompanha de perto a rotina de André, afirma que o momento é o mais promissor da carreira até aqui.
“Estamos potencializando as grandes técnicas do André e traçando estratégias para situações de lutas decisivas. Ele está muito bem preparado e já vai deixar seu melhor judô nas competições.”
Já o Sensei Diogo Rocha, que também acompanha o jovem atleta em viagens e torneios, reforça a capacidade de adaptação do judoca frente às mudanças de categoria.
“O André sempre se adaptou bem às mudanças de categoria. Então, a expectativa é que faça excelentes competições”, avaliou.
O intercâmbio na Rússia representa mais do que um momento de treino. É um passo importante no amadurecimento técnico e psicológico do atleta, além de uma oportunidade de contato com o alto rendimento internacional. Em um ambiente de competição global, o jovem sul-mato-grossense terá a chance de aplicar tudo o que aprendeu e elevar seu desempenho a novos patamares.
André Dodero já tem no currículo conquistas importantes, como o ouro no Mundial Escolar, e segue construindo, passo a passo, uma trajetória que o coloca entre os nomes mais promissores do judô brasileiro.

