Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de dezembro de 2025 - 11h55
sesi
INCLUSÃO

Amistoso Inclusivo reúne 62 atletas em Campo Grande e celebra Dia da Pessoa com Deficiência

Evento neste sábado na Praça do Belmar Fidalgo promove cidadania, inclusão e o poder do esporte para quebrar barreiras

6 dezembro 2025 - 10h40Maria Edite Vendas
Atletas com deficiência participam do Amistoso Inclusivo na Praça do Belmar Fidalgo, promovendo integração e respeito.
Atletas com deficiência participam do Amistoso Inclusivo na Praça do Belmar Fidalgo, promovendo integração e respeito. - (Foto: Reprodução SECOM CG)

A Prefeitura de Campo Grande promove neste sábado (6) a terceira edição do Amistoso Inclusivo, evento que reforça o compromisso com a inclusão social por meio do esporte. A ação acontece a partir das 13h, na Praça do Belmar Fidalgo, com entrada gratuita e participação aberta ao público.

Canal WhatsApp

Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), com apoio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), o evento faz parte do calendário oficial do município em alusão ao Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado mundialmente em 3 de dezembro.

Nesta edição, o Amistoso contará com 62 atletas — sendo 20 amputados e 42 pessoas surdas — nas categorias masculino e feminino. A proposta é valorizar as habilidades individuais e mostrar que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão, mobilização social e conscientização.

Para a superintendente de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi, o evento é mais do que uma competição. “É uma demonstração de que o esporte pode quebrar barreiras e ampliar a consciência coletiva sobre inclusão. Trabalhamos para valorizar a capacidade de cada indivíduo, independentemente de sua condição física”, destacou.

A Funesp garantiu toda a estrutura para as partidas: arbitragem, medalhas e troféus. O evento também envolve famílias, instituições, técnicos e a comunidade em geral, promovendo um ambiente de respeito, superação e apoio mútuo.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 6,8% da população de Campo Grande declarou ter algum tipo de deficiência — percentual que corresponde a milhares de pessoas com diferentes realidades e desafios diários. A ONU estima que 10% da população mundial possui alguma deficiência.

O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1992 pelas Nações Unidas como um marco de mobilização para garantir direitos, qualidade de vida e igualdade de oportunidades a esse público.

Com o Amistoso Inclusivo, Campo Grande reafirma seu compromisso com essas pautas, transformando a prática esportiva em um ato de cidadania e inclusão.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop