3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
MAIS UM CASO DE RACISMO

Amigo de Vini Jr. formaliza denúncia por racismo após segurança apontar banana em sua direção

Ao passar pela revista para ingressar no estádio do Espanyol, Felipe Silveira relata que ouviu o segurança responsável pela revista dizer: "mãos ao alto, essa é minha arma para você"

18 junho 2023 - 19h40
Vini Jr
Vini Jr - (Foto: PAUL ELLIS / AFP)
Terça da Carne

Saiba Mais

Felipe Silveira, amigo e assessor pessoal de Vinícius Júnior, formalizou neste domingo, junto à polícia catalã, a denúncia de ato racista do qual teria sido vítima na entrada do Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, onde iria acompanhar o amistoso entre Brasil e Guiné, que terminou com goleada brasileira por 4 a 1.

Canal WhatsApp

Ao passar pela revista para ingressar no estádio do Espanyol, Felipe Silveira relata que ouviu o segurança responsável pela revista dizer: "mãos ao alto, essa é minha arma para você" e apontar uma banana em sua direção. Segundo o ge, o amigo de Vini Jr. prestou depoimento na delegacia de Cornellà e foi acompanhado por um empresário do atacante e um integrante da CBF.

O amistoso entre Brasil e Guiné contou com algumas ações antirracistas. A frase "com racismo não tem jogo" foi o slogan da partida e estava espalhada em vários setores do estádio. Em campo, os jogadores ficaram ajoelhados antes de a bola rolar, torcedores levaram cartazes em defesa de Vini Jr. e pedindo o fim do racismo no futebol e a seleção brasileira estreou um uniforme preto, com o qual atuou ao longo primeiro tempo.

Após a partida, Vini Jr. usou as redes sociais para mostrar sua indignação com o fato ocorrido com seu amigo de infância. O atacante do Real Madrid questionou a falta de acesso de seu estafe às câmeras de segurança do local.

"Enquanto eu jogava com a já histórica camisa preta e me emocionava, meu amigo foi humilhado e ironizado na entrada do estádio. O tratamento foi triste, em todos os momentos duvidaram da cena surreal que aconteceu. Os bastidores são nojentos. Mas pra deixar tudo público, pergunto aos responsáveis: onde estão as imagens das câmeras de segurança?", questionou Vini.

Após a goleada por 4 a 1 sobre Guiné, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota para comentar o insulto racista sofrido pelo membro do estafe de Vini Jr. e afirmou que "tomou providências imediatas e, na mesma hora, solicitou a polícia e aos organizadores do jogo que dessem todo o apoio e amparo a mais uma vítima de racismo, um crime que precisa ser combatido de forma veemente e sem descanso. O episódio, inclusive, foi presenciado por jornalistas presentes ao amistoso".

Vini Jr. foi alvo de diversos insultos racistas ao longo do ano no futebol espanhol. O caso derradeiro, em jogo com o Valencia no último mês, mobilizou o mundo do esporte em sua defesa e gerou intenso debate na Espanha sobre a forma como o país lida com o racismo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas