BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
TÊNIS

Alcaraz vence US Open e retoma liderança do ranking mundial

Español derrotou Sinner por 3 a 1 na final em Nova York e conquista seu sexto Grand Slam, interrompendo sequência de 65 semanas de rival como número 1

7 setembro 2025 - 18h05Agência Estado
Carlos Alcaraz derrota Jannik Sinner na decisão do US Open.
Carlos Alcaraz derrota Jannik Sinner na decisão do US Open. - (Foto: Matthew Stockman/ Getty Images/AFP)
ENERGISA

Carlos Alcaraz voltou ao topo do ranking mundial neste domingo, no mesmo palco onde havia se tornado número um pela primeira vez: a Quadra Central Arthur Ashe, no US Open. O espanhol venceu o italiano Jannik Sinner por 3 sets a 1 (6/2, 3/6, 6/1 e 6/4) na decisão do último Grand Slam da temporada, encerrando a sequência de 65 semanas consecutivas do rival como líder do ranking.

Canal WhatsApp

Com 22 anos, Alcaraz não ocupava o posto de número um desde setembro de 2023. Esta foi a segunda final do US Open do espanhol em que o título também definia o topo do ranking; em 2022, ele derrotou Cásper Ruud e se tornou, aos 19 anos, o mais jovem líder da Era Aberta.

A vitória marcou a 10ª conquista de Alcaraz em 15 confrontos contra Sinner, consolidando sua vantagem na rivalidade que dominou o circuito em 2025. Os dois disputaram as três últimas finais de Grand Slam, com Alcaraz campeão em Roland Garros e Sinner em Wimbledon. O título de Nova York é o sexto Major do espanhol e impediu Sinner de igualar marcas históricas de Djokovic, Federer e Nadal, como vencer três Majors no mesmo ano.

Alcaraz retoma liderança do ranking do tênis.Alcaraz retoma liderança do ranking do tênis.- (Foto: Sarah Stier/ Getty Images via AFP)

O início da decisão teve atraso de cerca de 50 minutos devido a medidas de segurança reforçadas, já que o presidente Donald Trump acompanhou a final, tornando-se o primeiro líder americano a assistir a um US Open desde Bill Clinton, em 2000.

No primeiro set, Alcaraz dominou desde o início, garantindo duas quebras de saque e fechando em 6/2. Sinner reagiu no segundo set, conquistando a primeira quebra da final e vencendo por 6/3, o único set perdido pelo espanhol no torneio. No terceiro set, Alcaraz recuperou o controle, quebrou o saque do italiano duas vezes e venceu por 6/1. No quarto e decisivo set, confirmou o saque após nova quebra e fechou a partida em 6/4, garantindo o título e a liderança mundial.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas