
Abel Braga seguirá no Internacional em 2025, mas fora das quatro linhas. O clube gaúcho anunciou nesta sexta-feira (12) que o treinador assumirá um cargo de direção no departamento de futebol. A decisão reforça o movimento da diretoria em reorganizar os bastidores após a dramática permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Segundo o presidente Alessandro Barcellos, Abel terá uma função estratégica e participará ativamente da análise de mercado e na escolha dos nomes que devem compor o elenco para a temporada de 2026. A atuação do ex-técnico será voltada à estruturação de um grupo mais competitivo, após um ano de altos e baixos.
Abel retorna ao Inter em momento crítico - Ídolo colorado, Abel Braga voltou ao clube em caráter emergencial nas duas últimas rodadas do Brasileirão, após a demissão do técnico Ramón Díaz. Com apenas uma vitória (sobre o Red Bull Bragantino) e uma derrota (para o São Paulo), o treinador teve 50% de aproveitamento, o suficiente para ajudar o time a evitar o rebaixamento.
O Inter contou ainda com uma combinação de resultados favoráveis para garantir sua permanência na elite do futebol nacional, encerrando o campeonato sob forte pressão e com críticas à gestão do futebol.
Logo após o fim do Brasileirão, a diretoria promoveu mudanças profundas no comando do departamento de futebol. Deixaram o clube o vice-presidente José Olavo Bisol, o diretor executivo André Mazzucco e o ex-jogador D'Alessandro, que ocupava o cargo de diretor esportivo.
Com a permanência de Abel Braga, o Inter busca estabilidade e experiência para conduzir uma reestruturação planejada. A diretoria também tem como prioridade para este final de ano a contratação de um novo treinador, o que deve definir o perfil do elenco que será formado para a próxima temporada.
Mesmo com o foco inicial na temporada de 2025, o clube já trabalha com um horizonte de médio prazo. Abel terá papel fundamental na avaliação de atletas, tanto do atual elenco quanto de possíveis contratações, além de colaborar na construção de um modelo de jogo coerente com a visão da nova comissão técnica.
A permanência do treinador no clube, agora como dirigente, também reforça o vínculo histórico entre Abel e o Inter. Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006, ele é um dos personagens mais emblemáticos da história recente do Colorado.
A expectativa é que a presença de Abel nos bastidores contribua para resgatar a identidade do time e alinhar o departamento de futebol com objetivos mais ambiciosos nos próximos anos.

