
O cinema brasileiro volta a ganhar destaque no cenário internacional. O longa O agente secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado ao Gotham Awards 2025, premiação que celebra produções independentes e marca o início da temporada de premiações nos Estados Unidos. A cerimônia será realizada no dia 1º de dezembro, em Nova York.
A produção brasileira foi reconhecida em duas categorias de peso: Melhor Roteiro Original e Melhor Atuação Protagonista, com Wagner Moura. A indicação fortalece as expectativas sobre o desempenho do longa no Oscar, já que o filme foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, críticos e veículos especializados internacionais apontam O agente secreto como um forte concorrente também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator para Wagner Moura, o que aumenta ainda mais o prestígio da produção nacional no circuito de festivais e premiações.
Destaques da premiação - O Gotham Awards é conhecido por valorizar produções autorais e independentes, servindo como uma vitrine antecipada para o Oscar. A edição deste ano teve como líder de indicações o longa Uma batalha após a outra, de Paul Thomas Anderson, com seis nomeações, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Atuação Revelação, Atuação Coadjuvante e Edição.
O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio e tem Benicio Del Toro e Chase Infiniti também entre os indicados nas categorias de atuação.
Veja os indicados nas principais categorias do Gotham Awards 2025
Melhor Filme
Bugonia
A Leste de Wall
Toque Familiar
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Se Eu Tivesse Pernas, Eu Chutaria Você
Lurker
Uma Batalha Após a Outra
Sorry, Baby
O Testamento de Ann Lee
Train Dreams
Melhor Filme Internacional
Foi Apenas um Acidente
Sem Outra Escolha
Nouvelle Vague
Resurrection
Som do Caos
Melhor Diretor
Mary Bronstein (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Chutaria Você)
Jafar Panahi (Foi Apenas um Acidente)
Kelly Reichardt (The Mastermind)
Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Oliver Laxe (Sirât)
Diretor Revelação
Constance Tsang (Blue Sun Palace)
Carson Lund (Eephus)
Sarah Friedland (Toque Familiar)
Akinola Davies Jr. (A Sombra do Meu Pai)
Harris Dickinson (Urchin)
Melhor Roteiro Original
Mary Bronstein (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Chutaria Você)
Jafar Panahi (Foi Apenas um Acidente)
Kleber Mendonça Filho (O agente secreto)
Eva Victor (Sorry, Baby)
Louise Peter e Mascha Schilinski (Som do Caos)
Melhor Atuação Protagonista
Jessie Buckley (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet)
Lee Byung-hun (Sem Outra Escolha)
Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Chutaria Você)
Sopé Dìrísù (A Sombra do Meu Pai)
Ethan Hawke (Blue Moon)
Jennifer Lawrence (Morra Amor)
Wagner Moura (O agente secreto)
Josh O’Connor (The Mastermind)
Amanda Seyfried (O Testamento de Ann Lee)
Tessa Thompson (Hedda)
Indicações fortalecem presença brasileira no cinema internacional - Kleber Mendonça Filho, conhecido por filmes como Aquarius e Bacurau, volta a chamar atenção por sua abordagem singular, crítica e sofisticada. A parceria com Wagner Moura — ator que já transitou com sucesso pelo cinema internacional — vem sendo elogiada especialmente pelo roteiro e a atuação intensa do protagonista.
A inclusão do filme na premiação também reforça o espaço conquistado pelo Brasil em eventos importantes do cinema mundial, com produções que têm ultrapassado a barreira do idioma e conquistado jurados e público fora do país.

