Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de fevereiro de 2026 - 22h19
maracaju
OSCAR 2026

Wagner Moura corre por fora na disputa pelo Oscar de Melhor Ator, avalia a Variety

Revista especializada coloca brasileiro atrás de nomes como Ethan Hawke e DiCaprio

6 fevereiro 2026 - 21h00Daniel Vila Nova
Wagner Moura é o protagonista de 'O Agente Secreto'.
Wagner Moura é o protagonista de 'O Agente Secreto'. - (Foto: Vitor Jucá/CinemaScopio/Divulgação)

Indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2026 por O Agente Secreto, Wagner Moura enfrenta uma disputa considerada das mais difíceis dos últimos anos. Embora celebre um feito histórico ao se tornar o primeiro brasileiro indicado na principal categoria de atuação da premiação, o ator aparece como azarão na corrida pela estatueta, segundo avaliação da revista norte-americana Variety, referência na cobertura da indústria do entretenimento.

Canal WhatsApp

Em ranking divulgado nesta quinta-feira (5) e assinado por Clayton Davis, editor-chefe de premiações da publicação, Moura surge na quinta e última posição entre os concorrentes. Ele disputa o prêmio com Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon), Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Michael B. Jordan (Pecadores).

A Variety atualiza semanalmente suas previsões para o Oscar, levando em conta desempenho crítico, campanhas dos estúdios e histórico recente das premiações. Neste momento, a liderança do ranking chama atenção: Ethan Hawke aparece como favorito. Apesar de já ter sido indicado outras quatro vezes ao Oscar por atuação, esta é a primeira vez que concorre ao prêmio de Melhor Ator. O ator interpreta o letrista da Broadway Lorenz Hart em Blue Moon.

Na sequência do ranking aparecem Timothée Chalamet, Michael B. Jordan e Leonardo DiCaprio, todos considerados fortes candidatos por conta do peso de seus nomes em Hollywood e do alcance internacional de seus filmes.

Apesar de colocar Wagner Moura como o nome com menos chances de vitória, a Variety fez elogios consistentes à atuação do brasileiro. Segundo Clayton Davis, o ator entrega uma performance “refinada e cheia de texturas”, sustentando um drama inspirado em fatos reais.

“Moura vive a honestidade crua e real de um homem preso na lógica do autoritarismo. Como o primeiro brasileiro indicado na categoria — um marco que se soma à sua histórica vitória no Globo de Ouro —, sua presença por si só já representa um momento significativo”, escreveu o editor.

Ainda assim, a publicação aponta fatores que podem pesar contra o ator. Entre eles, o fato de O Agente Secreto ser falado em português, o que historicamente reduz o apelo junto a parte dos votantes da Academia. Além disso, a atuação mais contida de Moura contrasta com performances consideradas mais “expansivas” de seus concorrentes.

Outro ponto negativo citado é a ausência do brasileiro entre os indicados a prêmios importantes do circuito, como o SAG Awards (do sindicato dos atores) e o BAFTA, o que costuma enfraquecer campanhas ao Oscar.

Mesmo correndo por fora, a indicação de Wagner Moura já é tratada como um marco para o cinema brasileiro. O resultado final será conhecido no dia 15 de março, durante a cerimônia do Oscar 2026, em Los Angeles.

Ranking da Variety – Melhor Ator (Oscar 2026):
1º – Ethan Hawke (Blue Moon)
2º – Timothée Chalamet (Marty Supreme)
3º – Michael B. Jordan (Pecadores)
4º – Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
5º – Wagner Moura (O Agente Secreto)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop