
Série biográfica Chespirito: Sem Querer Querendo estreou na plataforma Max na última quinta-feira (5) com um detalhe que não passou despercebido pelos fãs: os nomes dos intérpretes de Dona Florinda e Quico foram trocados. A mudança ocorre em meio a antigos conflitos entre Florinda Meza e os filhos de Roberto Bolaños, responsáveis pela produção.

Vivida por Bárbara López na dramatização, a personagem que representa Florinda Meza foi batizada como Margarita Ruiz. Fora da produção, Meza tem um histórico de desentendimentos com os filhos do comediante, Roberto Gómez Fernández e Paulina Gómez Fernández, que assumiram o controle da obra de Bolaños após sua morte.
A atriz, viúva do criador de Chaves, chegou a criticar publicamente a série ainda em fase de produção. Em 2024, classificou o projeto como “sem respeito pela minha pessoa e muito menos pela verdade” e declarou que causaria “grande dor ao Roberto”.
Carlos Villagrán também teve nome alterado - Mesmo sem se manifestar contra a série, o ator Carlos Villagrán, conhecido mundialmente como Quico, também teve seu nome substituído na produção. Rebatizado como Marcos Barragán, o personagem é interpretado por Juan Lecanda. A decisão reflete a ausência de qualquer participação direta de Villagrán na obra e seu histórico de disputas jurídicas com Bolaños, que culminaram na saída do ator da série original em 1978.
As mudanças de nomes foram uma alternativa encontrada pelos produtores para contornar os embates jurídicos e pessoais que marcaram os bastidores da trajetória de Bolaños e seus colegas. Florinda Meza e Villagrán não participaram diretamente do projeto, apesar de sua importância no legado de Chaves e Chapolin.
A relação entre Meza e Bolaños, que começou após o divórcio do comediante com Graciela Fernández, foi mantida na trama, ainda que sob nova identidade.
Com oito episódios, a minissérie Chespirito: Sem Querer Querendo teve seu primeiro capítulo disponibilizado em 5 de junho. Os lançamentos ocorrem sempre às quintas-feiras, exclusivamente na plataforma Max. A obra busca retratar a trajetória pessoal e profissional de Roberto Gómez Bolaños, um dos maiores ícones da comédia na América Latina.
