
O Réveillon do Rio de Janeiro contará com 13 palcos espalhados pela cidade e queima de fogos em cinco pontos, com destaque para a orla de Copacabana. Segundo a prefeitura, a capital fluminense deve receber cerca de 5 milhões de pessoas na virada do ano, sendo aproximadamente 2,5 milhões apenas em Copacabana.
Na praia mais famosa do país, a queima de fogos terá duração de 12 minutos e será realizada a partir de 19 balsas — quase o dobro do ano passado, quando foram utilizadas dez. Além de Copacabana, haverá fogos em outros quatro pontos da cidade, ampliando a distribuição do público.
Ao todo, três palcos estarão em Copacabana e outros dez distribuídos pelas zonas Norte, Oeste e região Central. O prefeito Eduardo Paes afirmou que a cidade estará preparada para receber moradores e turistas. “A cidade vai estar segura, limpa, arrumada. Claro, com o jeito carioca”, disse.
A partir das 6h do dia 30 de dezembro, será proibido estacionar em diversas vias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Botafogo. Já à meia-noite do dia 31, o acesso de ônibus de fretamento a Copacabana será interditado.
No dia 31, às 19h, o acesso de carros ao bairro será bloqueado, com exceção de ônibus e táxis. A partir das 21h, haverá bloqueio total, inclusive para esses veículos. A liberação das vias começa às 5h do dia 1º de janeiro.
Funcionamento do metrô - Para utilizar o metrô, será necessário adquirir o Passaporte Réveillon 2026, no valor de R$ 15, válido para ida e volta. A venda pelo aplicativo e site vai até as 18h do dia 31. O embarque de ida será feito exclusivamente com QR code.
Durante a noite, todas as estações funcionarão para embarque e desembarque, com exceção da Cardeal Arcoverde/Copacabana, que operará apenas para desembarque entre 19h e meia-noite. Para o retorno, o embarque será permitido somente com a pulseira do passaporte, da meia-noite às 5h do dia 1º.
Algumas estações específicas permanecerão abertas para embarque nesse período, enquanto as demais funcionarão apenas para desembarque. O funcionamento regular será retomado gradualmente a partir do dia 1º.
Copacabana contará com 78 torres de monitoramento da Polícia Militar, além de 1.370 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública. Dezessete acessos à praia terão pontos de revista de pedestres.
Entre as proibições estão a entrada e venda de garrafas de vidro, o cercamento de áreas públicas por barraqueiros, a ampliação irregular de espaços por quiosques e o estacionamento em vias proibidas.
Shows - No Palco Rio, em frente ao Hotel Copacabana Palace, as atrações principais serão Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Também estão confirmados Alcione, João Gomes, Iza, DJ Alok, Belo e a escola de samba Beija-Flor.
O Palco Samba, na altura da Rua República do Peru, receberá Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira, o Bloco da Preta, Feyjão e a escola de samba Grande Rio. Já o Palco Leme, voltado à música gospel, terá apresentações de Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e o grupo Marcados.

