
A Paramount Skydance enviou uma carta aos acionistas da Warner Bros. Discovery (WBD) para detalhar os próximos passos na tentativa de adquirir a concorrente. A empresa afirma ter uma oferta "superior, totalmente financiada e integralmente em dinheiro" de US$ 30 por ação e diz estar disposta a levar a proposta diretamente aos investidores, em meio à disputa com a Netflix.
No texto, divulgado nesta segunda-feira (12), a Paramount volta a dizer que a proposta da Netflix é inferior do ponto de vista financeiro, de prazo e de segurança para conclusão do negócio. Por isso, insiste em apresentar sua oferta de aquisição diretamente aos acionistas da WBD.
A companhia admite que o avanço da operação deve depender do voto dos investidores em assembleia. "Estamos comprometidos em levar adiante nossa oferta pública de aquisição. Entendemos, no entanto, que isso provavelmente dependerá do voto de vocês em uma assembleia de acionistas", afirma a carta.
Entre as ações previstas, a Paramount anunciou que vai indicar uma lista própria de diretores para a próxima reunião anual da WBD. A ideia é que esses conselheiros, se eleitos, assumam o papel de negociar a proposta e, eventualmente, fechar um acordo. A empresa lembra que o contrato com a Netflix permite que a Warner siga conversando com outros interessados, caso surja uma oferta superior ou com potencial de ser superior.
A Paramount também diz que pretende propor uma alteração no estatuto da WBD para exigir aprovação dos acionistas em qualquer eventual separação da Global Networks. A medida é apresentada como forma de garantir que os investidores participem diretamente de decisões consideradas estratégicas.
Se a WBD convocar uma assembleia extraordinária antes da reunião anual para votar o acordo com a Netflix, a Paramount afirma que vai pedir procurações contrárias à aprovação da transação. "Essas ações, juntamente com nossa oferta pública de aquisição, garantem que você tenha a palavra final sobre qual oferta é a melhor para você", escreveu a companhia.
Na mesma carta, a Paramount acusa a WBD de apresentar "razões cada vez mais inovadoras" para evitar uma negociação e cobra a divulgação de informações financeiras e recomendações usuais ao mercado sobre o tema. A mensagem reforça o clima de disputa direta por influência sobre o conselho e os acionistas da Warner Bros. Discovery.

