
Com emoção e nostalgia, Olivia Harrison, viúva de George Harrison, relembrou no México a primeira vez que viu os Beatles ao vivo — muito antes de imaginar que um dia se casaria com um dos integrantes do quarteto de Liverpool. A recordação foi feita durante sua participação no Festival Internacional de Cinema de Morelia, onde apresentou o documentário Beatles '64, disponível no Disney+.
“Eu também era fã dos Beatles”, contou Olivia. “Eu os via em preto e branco no programa de Ed Sullivan, os via na capa dos álbuns em preto e branco e cinza e, uma vez, estava no aeroporto quando os Beatles estavam chegando em Los Angeles… eles saíram do avião um por um e era como se todo o mundo se tornasse colorido”.
A memória foi compartilhada diante de uma plateia atenta e comovida. Olivia relatou o impacto que a chegada da banda aos Estados Unidos teve sobre os fãs e sobre os próprios músicos. “Estavam tão entusiasmados por estar na América que dava um pouco de pena. Agiam como jovens adolescentes, apesar de já terem estado em Hamburgo. Tocavam, tinham sucessos número 1… estavam tão emocionados de estar viajando e isso é o que vocês verão (no filme)”.
Uma história de amor com raízes musicais - O encontro entre Olivia e George Harrison aconteceu anos depois da separação dos Beatles, no início da década de 1970, quando ela trabalhava como secretária na A&M Records — gravadora responsável por distribuir o selo Dark Horse Records, criado por Harrison. Os dois se casaram em 1978 e permaneceram juntos até a morte do guitarrista, em 2001, vítima de um câncer.
O casal teve um filho, Dhani Harrison, que seguiu os passos do pai na música. Olivia ficou conhecida também por um ato de bravura: em 30 de dezembro de 1999, defendeu George de um invasor armado que invadiu a residência da família e esfaqueou o ex-Beatle. Ela conseguiu conter o agressor e salvar a vida do marido, que mais tarde viria a falecer por outras razões.
Durante sua passagem por Morelia — a terceira desde 2016 —, Olivia reforçou sua conexão com o México, país de origem de sua família. “Estou tão emocionada por trazer essa parte da minha vida, os Beatles… ao México, que é minha herança. Que as duas partes de mim finalmente se encontrem e se unam significa muito para mim estar aqui”, declarou.
Além da exibição de Beatles '64, Olivia apresentou o filme Pedro Páramo, de Carlos Velo, um clássico restaurado do cinema mexicano. A iniciativa faz parte de sua colaboração com o cineasta Martin Scorsese na preservação e recuperação de obras históricas como Os Esquecidos e Enamorada.
Documentário na Disney+ mostra bastidores inéditos - O documentário Beatles '64 oferece ao público uma visão íntima dos bastidores da banda britânica no auge de sua ascensão. Com imagens inéditas restauradas em 4K e entrevistas com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o filme dirigido por David e Albert Maysles é um retrato do impacto global dos Beatles e de como transformaram gerações — incluindo a própria Olivia.
Com um olhar sensível, o longa destaca o entusiasmo juvenil da banda durante sua primeira turnê nos Estados Unidos e mostra o fenômeno cultural que se consolidava. Testemunhos como o de Olivia Harrison contribuem para humanizar o mito, revelando a beleza e o caos por trás da beatlemania.

