
O cinema brasileiro ganhou destaque internacional durante o Festival de Berlim com a nova edição da revista Variety. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estampou a capa da publicação, uma das mais influentes do setor audiovisual mundial.
Ser capa da Variety é considerado um marco importante, especialmente para produções fora do circuito hollywoodiano. A exposição amplia a visibilidade internacional do longa em um momento decisivo da temporada de premiações.
O filme já acumula 56 troféus em 36 premiações, consolidando-se como um dos títulos brasileiros mais premiados do ano. A trajetória começou no Festival de Cannes, onde venceu nas categorias de Melhor Ator e Melhor Direção.
Rumo ao Oscar - No dia 15 de março, O Agente Secreto concorre a quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco. Wagner Moura, protagonista do longa, já recebeu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama e também foi premiado pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, entre outros reconhecimentos.
Além das principais premiações internacionais, o filme foi celebrado em festivais no Chile, Peru, México, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Suécia, China e no Brasil. No país, recebeu prêmios da APCA e da ACCRJ.
