Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de janeiro de 2026 - 16h59
CINEMA E REPRESENTATIVIDADE

Natalie Portman critica Oscar e diz que filmes dirigidos por mulheres seguem ignorados

Atriz aponta falta de reconhecimento na temporada de premiações e elogia produções femininas de 2026

26 janeiro 2026 - 15h45Bia Cardoso
Natalie Portman criticou a falta de reconhecimento a filmes dirigidos por mulheres na temporada de premiações.
Natalie Portman criticou a falta de reconhecimento a filmes dirigidos por mulheres na temporada de premiações. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Natalie Portman voltou a criticar a falta de representatividade feminina nas principais premiações do cinema e afirmou que produções realizadas por mulheres continuam sendo deixadas de fora das indicações mais relevantes. A atriz, que concorre ao Oscar 2026 como coprodutora da animação Arco, comentou o tema em entrevista à revista Variety.

Canal WhatsApp

Segundo Portman, muitos dos melhores filmes lançados no último ano foram dirigidos ou escritos por mulheres, mas não receberam o reconhecimento esperado na temporada de premiações. “Muitos dos melhores filmes que vi este ano foram feitos por mulheres”, afirmou. “Você percebe as barreiras em todos os níveis, porque muitos não foram reconhecidos.”

A atriz citou títulos que, na avaliação dela, mereciam maior destaque. “Sorry, Baby, A Garota Canhota, Hedda e O Testamento de Ann Lee. Filmes extraordinários este ano que eu acho que muitas pessoas estão curtindo e amando, mas que não estão recebendo as honrarias que merecem”, declarou.

O cenário apontado por Portman se reflete diretamente nas indicações do Oscar 2026. Entre as principais categorias, apenas a diretora Chloé Zhao aparece como representante feminina. Ela concorre a Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado por Hamnet, longa que também disputa o prêmio de Melhor Filme.

Para a atriz, as dificuldades enfrentadas por mulheres na indústria cinematográfica vão muito além do reconhecimento final. “Mesmo quando você supera as barreiras para conseguir financiamento, o que já é mais difícil, e para entrar em festivais, o que também é mais difícil, cada etapa do caminho é mais árdua”, disse.

Portman avalia que, mesmo quando um filme feito por mulheres alcança qualidade e boa recepção, a atenção do mercado ainda é limitada. “O filme sai, é ótimo, mas também não recebe a atenção devida. Ainda temos muito trabalho a fazer”, completou.

Apesar das críticas, a atriz destacou o lado positivo da colaboração feminina nos bastidores do cinema. “Mas com alegria, com muita alegria, trabalhando umas com as outras. É um processo muito especial estar em uma comunidade com mulheres no set”, afirmou.

Novo projeto no cinema - Durante a entrevista, Natalie Portman também comentou sobre seu novo filme, The Gallerist, no qual atua ao lado de Jenna Ortega. A atriz fez elogios à colega de elenco, destacando sua dedicação e conhecimento técnico.

“Ela é uma atriz incrível e conhece muito de cinema. Está super ligada e entregue. É raro. Você percebe que ela não está ali para brincadeira”, disse Portman.

A atriz também exaltou o trabalho da diretora Cathy Yan, responsável pelo longa. “Ela é uma líder brilhante. Tem uma visão muito específica. Todo o trabalho prévio e a liderança precisa abrem caminho para a espontaneidade”, afirmou.

Segundo Portman, o equilíbrio entre sátira e emoção foi um dos maiores méritos da direção. “Criar algo satírico que também carrega uma emoção real é quase impossível, e ela soube exatamente como fazer e como nos guiar até lá”, concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop