Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de outubro de 2025 - 19h26
TJMS
MÚSICA

Italiana lança álbum Buarqueana com clássicos de Chico Buarque; ouça

Gravado no Rio de Janeiro, disco tem 15 faixas traduzidas e conta com a participação do cantor em duas músicas

25 outubro 2025 - 16h30Redação E+
Chico Buarque durante show da turnê 'Que Tal Um Samba', no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Chico Buarque durante show da turnê 'Que Tal Um Samba', no Tokio Marine Hall, em São Paulo. - Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A cantora italiana Maria Pia De Vito, uma das vozes mais prestigiadas do jazz europeu, acaba de lançar o álbum Buarqueana, um tributo ao compositor brasileiro Chico Buarque. O projeto apresenta algumas das canções mais emblemáticas do artista carioca traduzidas para o dialeto napolitano, em uma fusão de poesia, música popular e tradição mediterrânea.

Canal WhatsApp

Gravado no Rio de Janeiro, o disco reúne 15 faixas e teve o acompanhamento de perto do próprio Chico Buarque, que participa cantando em duas delas. A obra é fruto de um processo de pesquisa e tradução que durou 15 anos, conduzido pela cantora e pelo músico brasileiro.

“A presença de Chico, ao longo de 15 anos, também por meio de cartas, sempre foi fundamental na sugestão de imagens, a ponto de improvisar soluções até em napolitano — e, para meu espanto, acertá-las com perfeição”, contou De Vito.

A artista destacou o envolvimento pessoal do compositor no projeto. “Seu conhecimento quase perfeito do italiano e seu amor pelo dialeto e pela música napolitana fizeram com que ele mergulhasse nos detalhes de cada palavra desta obra. Ele me deu o imenso presente de esculpir cada palavra deste álbum junto comigo.”

O novo trabalho dá continuidade à proposta de Maria Pia De Vito de aproximar a música brasileira da tradição napolitana, iniciada em Core (Coração), lançado há sete anos e dedicado à tradução de obras da MPB para o dialeto do sul da Itália.

Em Buarqueana, o álbum se abre com “Uma Palavra”, canção que resume o espírito da obra de Chico Buarque — uma reflexão sobre o poder das palavras como forma de comunicação, memória e identidade coletiva.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop