
O cineasta Kleber Mendonça Filho, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026 com O Agente Secreto, fez duras críticas à organização do evento após o prêmio ser entregue fora do palco, durante uma entrevista no tapete vermelho.
“Eu acho que tudo aquilo não teve um resultado muito positivo pro Critics Choice Association. Acho que foi um grande erro”, afirmou Kleber em entrevista à BBC News Brasil. A ausência da categoria na cerimônia principal causou estranheza entre os presentes e o público que acompanhava a premiação.
A estatueta foi entregue de forma informal, durante a chegada de Kleber e da produtora Emilie Lesclaux ao evento. O momento foi exibido apenas brevemente nos intervalos da transmissão oficial, sem destaque entre as demais categorias premiadas ao vivo.
Kleber relacionou a escolha da organização ao atual contexto político dos Estados Unidos, que segundo ele, tem demonstrado crescente hostilidade a estrangeiros e imigrantes. “Num momento político pelo qual os Estados Unidos passa atualmente, onde existe uma energia tão negativa em relação ao elemento externo, ao estrangeiro e ao imigrante, (...) o prêmio ser entregue do lado de fora como uma coisa super frívola e superficial, quase como uma brincadeira, não pegou bem, de forma alguma”, disse.
Apesar do reconhecimento, o diretor lamentou a forma como a produção brasileira foi tratada e espera que nas próximas edições os filmes internacionais recebam um espaço digno. “Eu espero que no ano que vem os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso”.

