
O ator americano James Van Der Beek morreu na manhã desta quarta-feira, 11, aos 48 anos. A informação foi divulgada por sua esposa, Kimberly Van Der Beek, em uma publicação no Instagram. Segundo ela, o artista “morreu em paz” e enfrentou os últimos dias com “coragem, fé e serenidade”.
“Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a importância do tempo. Esses dias chegarão. Por ora, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda de nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo”, escreveu Kimberly.
James deixa a esposa e seis filhos: Olivia, Annabel, Emilia, Gwendolyn, Joshua e Jeremiah.
O ator tratava um câncer colorretal em estágio 3. A doença foi diagnosticada após uma colonoscopia realizada em agosto de 2023. A informação, no entanto, só se tornou pública em novembro de 2024.
O câncer colorretal é a mesma enfermidade que vitimou a cantora Preta Gil no ano passado.
Natural de Connecticut, nos Estados Unidos, Van Der Beek ganhou projeção internacional ao interpretar Dawson Leery na série Dawson’s Creek, exibida entre 1998 e 2003. No seriado, ele viveu um adolescente que atravessa os dilemas do fim do ensino médio e o início da vida adulta, em meio a conflitos amorosos e amizades intensas. A produção teve seis temporadas e se tornou um dos ícones da televisão dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Em 1999, o ator estrelou o filme Varsity Blues, ao lado de Jon Voight e Paul Walker. No longa, interpretou um quarterback reserva que assume a liderança de um time de futebol americano do Texas após a lesão do titular. Com o passar dos anos, o filme conquistou status cult entre os fãs do gênero.
Ao longo da carreira, Van Der Beek participou de diversos projetos no cinema, na televisão e no teatro. Entre os trabalhos na TV estão as séries How I Met Your Mother, Não Confie na P--- do Apartamento 23, CSI: Cyber e Pose.
No cinema, atuou em produções como Texas Rangers – Acima da Lei (2001), As Regras da Atração (2002), Traição em Formosa (2009), Refém da Paixão (2013) e Bad Hair (2020).
