Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de dezembro de 2025 - 19h05
senai
CINEMA

James Cameron admite plano alternativo para encerrar Avatar se saga for cancelada

Diretor diz que pode revelar final da história em entrevista ou livros caso Disney não siga com novos filmes

26 dezembro 2025 - 17h05Nico Garófalo
James Cameron admite que pode revelar o final da saga Avatar fora do cinema se a franquia for cancelada.
James Cameron admite que pode revelar o final da saga Avatar fora do cinema se a franquia for cancelada. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

Mesmo com bom desempenho inicial nos cinemas, Avatar: Fogo e Cinzas ainda precisa repetir o sucesso dos filmes anteriores para ser considerado rentável. Diante desse cenário, o diretor James Cameron afirmou que já tem um plano alternativo para concluir as tramas da franquia caso a Disney decida interromper a produção dos próximos capítulos.

Canal WhatsApp

Em entrevista à Entertainment Weekly, Cameron disse não ter garantia de que a saga seguirá adiante com Avatar 4 e Avatar 5. “Não sei se continuaremos daqui para a frente. Espero que sim”, afirmou. O cineasta já declarou anteriormente que não pretende dirigir os dois últimos filmes planejados da série.

Apesar da incerteza, Cameron destacou que a franquia teve grande sucesso em todas as suas estreias. Ainda assim, admite considerar um encerramento alternativo, inclusive com um desfecho de tom agridoce. “Se não conseguirmos fazer Avatar 4 e Avatar 5, vou fazer uma coletiva de imprensa e contar tudo o que íamos fazer”, disse.

Outra possibilidade mencionada pelo diretor é levar o fim da história para os livros. Cameron afirmou que gostaria de escrever obras literárias ambientadas no universo de Avatar, explorando com mais profundidade a cultura, a história e os detalhes dos personagens. “Esses personagens têm tanta cultura, história e pequenos detalhes em que trabalhamos. Adoraria fazer algo nesse nível de profundidade”, afirmou.

O cineasta, no entanto, reconhece que a queda no hábito da leitura por lazer nos Estados Unidos pode dificultar a publicação. Mesmo assim, vê os livros como uma forma de deixar registrado o que foi planejado para a saga. Segundo ele, seria uma maneira de manter um “registro canônico” da história original.

Avatar: Fogo e Cinzas está em cartaz nos cinemas e já arrecadou cerca de US$ 480 milhões em apenas uma semana de exibição. Os dois filmes anteriores da franquia, Avatar e Avatar: O Caminho da Água, estão disponíveis no catálogo do Disney+.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop