
Diversas ruas ao redor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro serão interditadas nesta sexta-feira (25) para o velório de Preta Gil, cantora e grande nome do carnaval de rua carioca, que faleceu no último domingo após enfrentar um tratamento contra o câncer. A prefeitura anunciou as mudanças no trânsito para garantir a segurança do evento e o trajeto do cortejo até o Cemitério da Penitência, no Caju.

A interdição de vias começa na noite de quinta-feira (24), às 19h, e vai se estender até a tarde de sexta-feira. Durante esse período, equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb atuarão no esquema de segurança. A operação será monitorada por 13 câmeras na região da Cinelândia, além de outras 30 câmeras ao longo do percurso.
Preta Gil, que foi uma das maiores incentivadoras do carnaval de rua no Rio de Janeiro e líder do Bloco da Preta por 15 anos, será homenageada durante o cortejo. O trajeto do carro do Corpo de Bombeiros passará por áreas importantes da cidade, incluindo o circuito dos megablocos.
A partir das 19h de quinta-feira (24) até as 18h de sexta-feira (25), haverá a proibição de estacionamento na seguinte área:
Toda a extensão da Avenida Treze de Maio.
Na sexta-feira (25), entre 6h e 18h, serão interditadas as seguintes vias:
Rua Araújo Porto Alegre, em toda a sua extensão.
Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco.
Quanto às interdições de tráfego, as ruas afetadas serão:
Avenida Treze de Maio e Rua Manoel de Carvalho, entre 23h de quinta-feira (24) e 18h de sexta-feira (25).
Rua Araújo Porto Alegre, entre 6h e 18h de sexta-feira (25).
Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo seguirá o seguinte trajeto:
Rua Araújo Porto Alegre - Av. Presidente Antônio Carlos - Rua Primeiro de Março - Av. Presidente Vargas - Avenida Francisco Bicalho - Viaduto do Gasômetro - pista lateral da Av. Brasil (Caju) - Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
A família de Preta Gil retornou ao Brasil nesta quinta-feira (24) após sua morte em Nova York, e o corpo da cantora foi transportado no mesmo voo.
