
A TV Globo aprovou a produção de Avenida Brasil 2, sequência de um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira. A emissora já deu início à fase de pré-produção da novela, cuja estreia está prevista para 2027. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pela Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, Adriana Esteves está confirmada no elenco e voltará a interpretar Carminha, personagem que se tornou uma das vilãs mais icônicas da televisão brasileira. Débora Falabella, que viveu Nina na trama original, também deve participar da continuação, mas em uma aparição breve. O autor João Emanuel Carneiro, responsável pela versão exibida em 2012, assina novamente o roteiro da novela.
Apesar do retorno de nomes centrais, a continuação não contará com grande parte do elenco original. Mais da metade dos atores da primeira versão não será convidada para Avenida Brasil 2. A nova novela deve apostar em personagens inéditos e em uma reformulação de núcleos, com a exclusão de histórias como a de Cadinho, vivido por Alexandre Borges, e Suellen, interpretada por Isis Valverde, além de Tessália, personagem de Débora Nascimento.
Exibida originalmente em 2012, Avenida Brasil se consolidou como o último grande fenômeno de audiência da televisão brasileira. A trama foi vendida para cerca de 140 países e alcançou repercussão internacional. No Brasil, o impacto ultrapassou o entretenimento e chegou à política: à época, a então presidente Dilma Rousseff chegou a adiar um comício de apoio à candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo para não coincidir com a exibição do último capítulo.
O desfecho da novela registrou média de 56 pontos no Ibope, somando todas as praças pesquisadas, um dos maiores índices da história da teledramaturgia nacional.
A história de Avenida Brasil - Avenida Brasil narra a trajetória de Rita, vivida na infância por Mel Maia e, na fase adulta, por Débora Falabella. A personagem é abandonada ainda criança em um lixão pela madrasta Carminha e acaba sendo adotada por uma família argentina. Anos depois, Rita retorna ao Brasil sob o nome de Nina, decidida a se vingar da mulher que destruiu sua infância.
Para executar o plano, Nina se infiltra na casa de Tufão, interpretado por Murilo Benício, ex-jogador de futebol e novo marido de Carminha. Tufão acredita, erroneamente, que foi o responsável pela morte do pai de Nina, o que adiciona ainda mais tensão à trama.
Ao longo da história, Nina reencontra Jorginho, personagem de Cauã Reymond, amigo de infância do lixão por quem sempre foi apaixonada e que também foi adotado por Tufão. O embate entre Nina e Carminha se intensifica em meio a reviravoltas que envolvem Max, amante de Carminha vivido por Marcello Novaes, além de conflitos familiares e segredos do passado.
Com a confirmação da continuação, a expectativa é que Avenida Brasil 2 revisite temas centrais da trama original, mas sob uma nova perspectiva, adaptada a um outro momento da televisão e do público brasileiro.
