
O Zoológico de São Paulo ganhou reforço de peso entre suas atrações. Nesta semana, o parque passou a abrigar quatro fenecos – pequenos canídeos conhecidos como “raposinha-do-deserto” – e um casal de hienas-malhadas, ambos vindos de programas de reprodução no exterior.
Os fenecos ficaram famosos por inspirar personagens da cultura pop, como Finnick, do filme Zootopia, e Fennekin, da franquia Pokémon. Considerado o menor canídeo do planeta, o animal mede cerca de 20 centímetros de altura, pesa em torno de 1,5 quilo e se destaca pelas grandes orelhas pontudas, que podem chegar a 15 centímetros.
Com a chegada dos quatro indivíduos – três fêmeas e um macho –, o Zoológico de São Paulo se torna o único da América do Sul a abrigar a espécie. Nativos do Deserto do Saara e de regiões áridas do Norte da África, os fenecos foram trazidos de avião de um centro de reprodução da vida selvagem localizado na África do Sul.
Acostumada ao calor, a espécie tem hábitos noturnos, audição aguçada e alimentação variada, que inclui insetos, pequenos vertebrados e vegetais.
Hienas-malhadas reforçam coleção de grandes predadores
Além dos fenecos, um casal de hienas-malhadas, com pouco mais de um ano de idade, também chegou nesta semana ao zoológico. A espécie ficou conhecida do grande público sobretudo pela animação “O Rei Leão”, da Disney, e pela vocalização característica, semelhante a uma risada.
As hienas habitam principalmente a África, mas também podem ser encontradas em áreas da Ásia, em ambientes como savanas, florestas e regiões semiáridas. No ambiente natural, são grandes predadoras e têm uma das mordidas mais potentes entre os mamíferos.
De acordo com o Zoológico de São Paulo, tanto os fenecos quanto as hienas farão parte do programa de reprodução da instituição e atuarão como “embaixadores de educação”, ajudando em ações de conscientização sobre conservação da fauna.


