
O jornalista e comentarista Leonardo Sakamoto é o entrevistado do programa DR com Demori desta terça-feira (30), às 23h, na TV Brasil. No bate-papo, ele analisa a atual conjuntura política do país, comenta a PEC da Blindagem, fala sobre eleições futuras e denuncia as dificuldades no combate ao trabalho escravo contemporâneo.

Durante a conversa, Sakamoto destacou a concentração de poder no Congresso Nacional.
“Quem detém o orçamento tem o poder da nação. Eles aumentaram a quantidade de recursos dentro do Congresso, em especial por meio das emendas”, disse.
O jornalista também defendeu a necessidade de surgirem novas lideranças no país.
“O Brasil já deveria ter gerado sucessores, tanto à esquerda quanto à direita.”
Reconhecido por sua atuação na denúncia de condições de trabalho análogas à escravidão, Sakamoto lembrou de casos que acompanhou em campo.
“Hoje, as pessoas não são acorrentadas pelo ferro, mas pela dívida, pela falta de dinheiro e pelos alojamentos sem condições sanitárias”, afirmou.
Ele relatou já ter participado de mais de 12 resgates e destacou a dificuldade de conscientizar as próprias vítimas. “Em muitos casos, a pessoa resgatada dizia: ‘Não sou escravo, não sou negro’.”
Para ele, o tema vai além de ideologias políticas:
“Não é preciso ser de esquerda ou de direita para ser contra o trabalho escravo. É preciso ser humano.”
Sakamoto também falou sobre os ataques e ameaças que já sofreu por suas análises políticas no UOL, muitas vezes alvo de fake news.
O programa será transmitido nesta terça (30), às 23h, pela TV Brasil e Rádio MEC. Após a exibição, a entrevista ficará disponível na íntegra no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. O conteúdo também será disponibilizado em formato de podcast no Spotify.
