bonito
PREPARE A PIPOCA!

Domingo pede filme: obras sul-mato-grossenses são sucesso

Neste sábado (19) foi considerado o Dia do Cinema Brasileiro e o portal A Crítica separou uma seleção de seis obras sul-mato-grossenses feitas por produtores e atores aqui do Estado

20 junho 2021 - 14h30Victória de Oliveira
Cauã Reymond protagoniza Não Devore Meu Coração, gravado no Estado
Cauã Reymond protagoniza "Não Devore Meu Coração", gravado no Estado - (Foto: Reprodução/Fênix Filmes)

Quer algo mais gostoso do que preparar a pipoca nesse friozinho e passar a tarde maratonando filmes e séries com produções regionais? Neste sábado (19) foi considerado o Dia do Cinema Brasileiro e o portal A Crítica separou uma seleção de seis obras sul-mato-grossenses feitas por produtores e atores aqui do Estado.

Canal WhatsApp

O cinema sul-mato-grossense é cheio de produções fantásticas e independentes. Pegue a pipoca, o refrigerante e prepare as palmas para prestigiar curtas e longas sensacionais feitos num Estado onde o audiovisual não recebe a atenção que merece. Curiosidade aumentou? Separe o bloquinho para anotar as dicas de hoje.

1 – Perto do Fim (2019)

Carlos e Rubens precisam reconciliar os laços perdidos - (Foto: Reprodução/56 produtora)

Na categoria “uma caixa de lenços não é suficiente”, esse curta de Davi Pierre retrata uma amizade de longa data que foi abalada por causa de um mal-entendido. Porém, após Carlos descobrir um câncer de pulmão em estágio avançado, os laços precisam ser restaurados. Descubra o porquê da separação da amizade de Carlos e Rubens na obra disponível no YouTube.

2 – Sempre Existimos (2021)

Samantha Oliveira Terena conta sua história como mulher trans e indígena - (Foto: Reprodução/Sempre Existimos)

O documentário recém-lançado expõe a trajetória de indígenas LGBT do estado de Mato Grosso do Sul, região Centro Oeste do país. Entre relatos e depoimentos, o curta-metragem conta as descobertas, enfrentamentos e reflexões de indígenas que se identificam enquanto LGBT (ou não) dentro e fora das comunidades que são pertencentes. Uma das personalidades desse curta é Ariela Rodrigues, uma mulher trans que luta para dar voz as suas comunidades. Confira abaixo.

3 – Entre Parágrafos e Terra Vermelha: A Leitura no Mato Grosso do Sul (2021)

Curta retrata o cenário da leitura no Estado - (Foto: Reprodução/ Pastel Escritor Pastelino)

Um excelente programa para os amantes de livros. O curta de Hemilly e Aline, estudantes universitárias, retrata a experiência de ser leitor no Estado, que se encontra a partir de relatos de entrevistados, levando em conta o pensamento crítico e a leitura para além do senso comum. Dentre os entrevistados estão alunos, professores e autores que vivenciam essa realidade.

4 - Embrujos de España - Memórias (2021)

Documentário conta trajetória de grupo de dança - (Foto: Reprodução/YouTube)

E temos dança nessa seleção também. Esse documentário de 30 minutos conta a trajetória do grupo Embrujos da España, que mantém viva a cultura espanhola em nosso estado, por meio de sua dança e história. O projeto é emocionante e prende o espectador do início ao fim.

5 - Não Devore Meu Coração (2017)

Cauã Reymonds protagoniza história gravada no Estado - (Foto: Reprodução/ Fênix Filmes)

O longa que tem como protagonista o ator global Cauã Reymonds foi gravado em Bela Vista e possui a participação de atores sul-mato-grossenses, como Eduardo Macedo, campo-grandense, e Marcos Lóris, de Bela Vista. O filme pode ser assistido na plataforma de streaming Globoplay.

Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Joca está apaixonado por Basano, e busca fazer de tudo para conquistá-la, até enfrentar as memórias violentas da Guerra do Paraguai e os segredos de seu irmão mais velho, que é envolvido com uma perigosa gangue de motociclistas da região.

6 - Cabeça a Prêmio (2009)

Filme foi gravado em várias cidades do Estado - (Foto: Reprodução)

Filmado no final de 2008, em Campo Grande, Corumbá, Bonito, Sidrolândia, Paulínia e Bolívia, o filme traz a história da família Menezes, uma família poderosa de criadores de animais do Centro-Oeste que sempre estiveram à frente de todas as transações ilegais na região. Nos últimos tempos, eles têm observado como o sistema que os protegeu durante tantos anos se desintegra lentamente. Mirão Menezes vive à mercê da indústria do narcotráfico, das autoridades cada vez mais abusivas e da permanente e violenta luta pelo poder com seu irmão Abílio.

O elenco traz nomes como Alice Braga, Eduardo Moscovis, Daniel Hendler, Cassio Gabus Mendes, Fulvio Stefanini, Otavio Muller, Via Negromonte, Cesar Troncoso e Ana Braga e pode ser encontrado na plataforma Looke.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop