
Saiba Mais
O dia mais horripilante do mês pede uma sessão de filmes assustadores. Se você é daqueles supersticiosos que acreditam nos efeitos da sexta-feira 13, quebre o paradigma e assista a obras clássicas do cinema do terror selecionadas pelo portal A Crítica.

Passar embaixo de escadas e quebrar espelhos são coisas temidas no ‘dia da má sorte’, como a data é popularmente conhecida. Mas você sabia que vários filmes de terror podem te ajudar a entrar no clima dessa comemoração que possui muitas origens ligadas ao cristianismo?
Confira cinco clássicos do cinema e lançamentos para ‘tremer na base’ nesta sexta-feira 13.
1 - Sexta-feira 13 (2009)
Nada mais justo do que começar a lista com a franquia que leva o nome da data, né? Clássicos do terror slasher, um subgênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente, os filmes Sexta-feira 13, com sangue e baixo orçamento lançaram os 12 capítulos do “universo de Jason”.
No filme mais recente, Clay (Jared Padalecki) vai à misteriosa floresta de Crystal Lake, em busca de sua irmã desaparecida. Lá ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess (Derek Mears), o assassino da máscara de hóquei.
O título pode ser assistido na plataforma de streaming Telecine Play, porém a maioria dos filmes da franquia pode ser encontrada no YouTube. Veja aqui a lista feita pelo Maratonista de Menu de onde encontrar todas as obras.
2 - Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019)
Este é um bom filme para os fãs do ‘gore’, com cenas explícitas de sangue, morte e violência. Para quem quer um terror mais impactante, com possibilidades de pesadelos e boas doses de susto, Midsommar é uma ótima pedida, que também proporciona uma maravilhosa estética que ajuda a garantir um terror à luz do dia.
Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo vai se deparar com rituais bizarros de uma adoração pagã. O filme está disponível nos catálogos do Amazon Prime Video e do NOW, podendo ser comprado ou alugado na Play Store, na Microsoft Store, no iTunes e no Looke.
3 - Sem Conexão (2020)
Na lista de filmes quentinhos do forno, temos mais uma recomendação na pegada ‘Sexta-feira 13’ que está disponível na Netflix.
Em Sem Conexão, um grupo de adolescentes dependentes de tecnologia vai para um acampamento offline. Caminhadas na mata sem acesso a smartphones viram sua nova rotina, os desconectando do mundo virtual. Logo eles vão descobrir que um perigo mortal está à espreita na floresta, precisando confiar uns nos outros se quiserem sobreviver.
4 - Hush: A Morte Ouve (2016)
Muitas pessoas vivem o medo constante de ser perturbadas em suas próprias casas por visitas, mas imagina por visitas inesperadas e indesejadas! É o que vive a personagem principal de Hush, que precisa ir além de seus limites.
A escritora Maddie Toung vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio. Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.
5 - Mudança Mortal (2021)
Esse lançamento da Netflix também está dando o que falar no universo do terror. E o melhor (ou pior para aqueles que possuem medo ao dormir): é baseado em fatos reais!
Na trama, um jovem casal em crise se muda para uma nova com esperanças de fortalecer o relacionamento. Contudo, não demora para eventos bizarros começarem a acontecer frequentemente na residência. Tudo piora quando eles descobrem o passado sombrio da propriedade.
Na vida real, em 2011, o casal Jerry Rice e Janice Ruhter se mudaram para uma nova casa e começaram a ser perseguidos por uma presença que os perturbava todas as noites. Portas batendo, objetos desaparecidos, barulhos amedrontadores e vultos começaram a fazer parte da rotina deles.
Para tentar escapar da situação, eles colocaram a casa à venda. Foi a partir daí que as assombrações se intensificaram. Assim como no filme, Jerry e Janice começaram a receber revistas das quais não eram assinantes por correio. Um final inesperado aguarda por você.
