
Parte das cinzas da cantora Preta Gil foi depositada em um busto instalado no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. A peça foi colocada no mesmo local onde ela foi cremada, em 25 de julho, dois dias após sua morte.

A homenagem foi montada em um nicho de vidro, que abriga também um batom e cartões com mensagens de despedida escritas por amigos e familiares. O busto foi confeccionado de forma personalizada pela RVF América, empresa responsável pelo memorial.

“Paramos toda a produção para atender esse pedido”, disse Chris Dalla Chiara, CEO da empresa, destacando o empenho para entregar a urna a tempo da cerimônia.
Morte de Preta Gil - Preta Gil faleceu no dia 20 de julho, aos 50 anos, após uma batalha contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A artista estava em Nova York fazendo um tratamento experimental, quando o quadro clínico se agravou.
Reconhecida por sua personalidade vibrante, talento artístico e ativismo, Preta Gil se consolidou como um símbolo da música brasileira e da diversidade. Ao longo da carreira, ela rompeu barreiras e abriu caminhos para novas vozes no cenário cultural nacional.
