Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de fevereiro de 2026 - 18h33
aguas
CARNAVAL SEGURO

Campanha 'Não é Não' reforça combate ao assédio nos blocos da Capital

SEMU leva ações educativas aos desfiles e blocos até terça-feira para orientar foliões e fortalecer rede de proteção

14 fevereiro 2026 - 17h00Douglas Vieira
Equipes da SEMU levam campanha 'Não é Não' aos blocos e desfiles em Campo Grande.
Equipes da SEMU levam campanha 'Não é Não' aos blocos e desfiles em Campo Grande. - Foto: Reprodução PREFCG

Em meio à folia que toma conta das ruas, a Secretaria Executiva da Mulher (SEMU) intensificou a Campanha “Não é Não” durante o Carnaval em Campo Grande. A iniciativa, que já ocorre há vários anos, reforça a importância do respeito e do consentimento, com foco na prevenção ao assédio e a qualquer forma de violência, especialmente contra a mulher.

Canal WhatsApp

As equipes estarão mobilizadas de sábado (14) até terça-feira (17), com presença nos blocos de rua e no desfile das escolas de samba, na região da Praça do Papa. A proposta é realizar abordagens educativas e informativas, orientando foliões e fortalecendo a rede de apoio já existente no município.

Orientação e acolhimento durante a festa - A campanha destaca que o consentimento é indispensável e que o respeito deve fazer parte de todas as interações. Durante os eventos, profissionais estarão identificados para oferecer informações, acolher possíveis vítimas e indicar os canais de denúncia.

Angélica Fontanari destaca o papel da Casa da Mulher Brasileira na redução dos feminicídios em Campo Grande.A Secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari.

Para a secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari, a ação busca garantir que a diversão esteja sempre associada à segurança.

“Todos querem curtir o Carnaval com tranquilidade, e a campanha busca justamente orientar sobre o respeito e garantir apoio a quem sentir-se em situação de violência”, afirmou.

Ela reforça que ninguém precisa enfrentar situações de assédio ou violência sozinho e que os canais de denúncia estarão disponíveis durante todo o período festivo.

A campanha contará com apoio de diferentes setores da administração municipal. Participam das ações a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Fundação Municipal de Cultura e a Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).

A Sesau disponibilizará ponto fixo de atendimento nos locais dos eventos, ampliando o suporte à população.

A mobilização busca ampliar a conscientização e reforçar que o Carnaval é espaço de celebração, mas também de responsabilidade coletiva.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop