Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
11 de fevereiro de 2026 - 18h01
OSCAR 2026

Adolpho Veloso participa de almoço do Oscar e exibe certificado de indicação

Brasileiro concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem e já venceu prêmios da crítica

11 fevereiro 2026 - 16h15Gabriela Caputo
Adolpho Veloso exibiu certificado de indicação ao Oscar 2026 durante almoço dos indicados em Los Angeles.
Adolpho Veloso exibiu certificado de indicação ao Oscar 2026 durante almoço dos indicados em Los Angeles. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

O diretor de fotografia Adolpho Veloso marcou presença no tradicional almoço dos indicados ao Oscar 2026, realizado na terça-feira, 10, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles. Concorrendo na categoria de Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, o brasileiro compartilhou nas redes sociais o certificado oficial de indicação recebido durante o evento.

Canal WhatsApp

Veloso também aparece na foto coletiva divulgada pela Academia, ao lado de outros brasileiros indicados nesta edição: Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux, que disputam estatuetas por O Agente Secreto.

Disputa na categoria - Na corrida por Melhor Fotografia, Sonhos de Trem concorre com Pecadores, Uma Batalha Após a Outra, Marty Supreme e Frankenstein. A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 15 de março, um domingo, também em Los Angeles.

A indicação consolida o reconhecimento internacional do trabalho de Veloso, que já vinha sendo destacado na temporada de premiações.

Em janeiro, o diretor de fotografia, de 37 anos, venceu o Critics Choice Awards na categoria de Melhor Fotografia, uma das principais premiações da crítica americana. Ele também levou o prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA) na mesma categoria.

Na ocasião do prêmio da LAFCA, Veloso viralizou nas redes sociais ao encerrar seu discurso de agradecimento com um “Vai, Corinthians!”, gesto que repercutiu entre brasileiros e fãs de cinema.

A indicação de Adolpho Veloso ao Oscar o coloca em um grupo restrito de profissionais brasileiros que chegaram à disputa na categoria de fotografia. O primeiro foi César Charlone, uruguaio radicado no Brasil, indicado por Cidade de Deus.

Agora, Veloso reforça a presença do cinema brasileiro na principal premiação da indústria, em um ano que conta com múltiplas indicações de produções ligadas ao país.

Certificado de indicação ao oscar
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop