BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
TECNOLOGIA

xAI processa Apple e OpenAI por alegada prática anticompetitiva em IA

Startup de Elon Musk afirma que parceria entre as gigantes impede a concorrência e favorece ChatGPT

25 agosto 2025 - 16h05Dow Jones Newswires*
A xAI, de Elon Musk, processa a Apple e a OpenAI por alegações de práticas anticompetitivas no mercado de IA.
A xAI, de Elon Musk, processa a Apple e a OpenAI por alegações de práticas anticompetitivas no mercado de IA. - Aleksei / stock.adobe.com
ENERGISA

A startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, xAI, entrou com uma ação judicial contra a Apple e a OpenAI, alegando que ambas as empresas estão impedindo ilegalmente a concorrência no mercado de IA. A ação judicial foi protocolada nesta segunda-feira, 25, e alega que as parcerias entre a Apple e a OpenAI resultam em práticas anticompetitivas que favorecem o ChatGPT, o chatbot de IA generativa da OpenAI.

Canal WhatsApp

Alegações de vantagem competitiva indevida

A xAI afirma que, devido à parceria estratégica entre as duas gigantes do setor de tecnologia, o ChatGPT se beneficia de bilhões de prompts de usuários originados de centenas de milhões de iPhones. Esses dados, alega a startup, são usados pela OpenAI para melhorar seu modelo, o que representa uma vantagem significativa sobre concorrentes que não têm acesso ao mesmo volume de dados.

Além disso, a ação afirma que a Apple estaria despriorizando aplicativos de chatbots concorrentes na App Store, colocando-os em desvantagem nas classificações em favor de produtos como o ChatGPT. A xAI considera que isso configura uma tentativa da Apple de manter seu monopólio no mercado de smartphones, favorecendo a OpenAI e prejudicando a concorrência.

Críticas ao monopólio de IA generativa

A ação judicial ainda acusa a Apple e a OpenAI de colaborarem para inibir a concorrência e a inovação em IA. A startup de Elon Musk classifica a OpenAI como uma "monopolista" no mercado de chatbots de IA generativa, considerando sua dominância no setor como prejudicial ao desenvolvimento de novas soluções no campo da inteligência artificial.

A Apple não comentou imediatamente sobre o processo. Um porta-voz da empresa não respondeu ao pedido de comentário feito pela Dow Jones Newswires.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas