
Apesar do impacto dos casos de intoxicação por metanol, que geraram preocupação entre os consumidores, Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 1% nas vendas de bares e restaurantes em setembro, segundo o Índice Abrasel-Stone, divulgado pela Stone em parceria com a Abrasel. Na comparação anual, o estado também se manteve positivo, contrastando com a maioria das outras regiões do país, que apresentaram retração.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, explica que, em âmbito nacional, o pânico gerado pelos casos de metanol contribuiu para a queda de 4,9% nas vendas do setor em setembro. Até sexta-feira (17), o Ministério da Saúde havia registrado 46 casos de intoxicação no Brasil.
Segundo Guilherme Freitas, economista da Stone, o resultado reflete ainda fatores macroeconômicos. “Apesar do baixo desemprego, a geração de vagas formais perdeu ritmo e o endividamento das famílias permanece elevado, limitando o consumo fora de casa. A inflação do setor também pressiona os preços e o tíquete médio”, afirma.
Além do Mato Grosso do Sul, apenas o Maranhão apresentou crescimento nas vendas (2,6%). Entre os estados com maiores quedas estão Roraima (11,5%), Pará (9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina.
