
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil deve explorar petróleo na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial, no litoral do Amapá, mas ressaltou que isso deve ser feito com “responsabilidade e cuidado com o meio ambiente”.

A declaração foi dada durante entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, veiculada na manhã desta terça-feira (9), horas antes de Lula desembarcar em Manaus para compromissos oficiais.
“Nós queremos preservar a Amazônia não como uma coisa intocável, mas que ela seja explorada, seja por mar e por terra, da forma mais responsável possível”, afirmou Lula.
O presidente citou a experiência da Petrobras em águas profundas e destacou que a empresa já realizou a Avaliação Pré-operacional (APO) para testar seus planos de emergência e proteção à fauna. “Nós vamos explorar o petróleo, mas o que estamos fazendo é cumprindo etapas”, reforçou.
Lula também comentou a polêmica envolvendo a pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), e saiu em defesa da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, frequentemente criticada pelo atraso nas obras.
“Às vezes as pessoas jogam a culpa para cima da Marina. Eu falo para eles que a Marina ficou 15 anos fora do governo. [...] Ela nunca diz que é proibido fazer, ela quer discutir como fazer as coisas. Se fizer bem feito, é melhor para todo mundo”, pontuou.
Ainda nesta terça, Lula participa da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), estrutura voltada ao combate ao narcotráfico, e acompanha o lançamento de cabo de fibra óptica do programa Norte Conectado.
O presidente também afirmou que voltará ao Amazonas em outubro, para uma cerimônia do programa Minha Casa, Minha Vida.
