
Usuários de diferentes regiões do país relataram instabilidade no sistema Pix nesta segunda-feira (20). As queixas se multiplicaram nas redes sociais e em plataformas de monitoramento, como o DownDetector, que registrou aumento significativo nos relatos de falhas desde a madrugada.

De acordo com o site, o pico de reclamações ocorreu por volta das 11h40, com 176 notificações de problemas em transferências e pagamentos via Pix.
As falhas acontecem no mesmo dia em que a Amazon Web Services (AWS) — serviço global de computação em nuvem utilizado por diversas instituições financeiras — apresentou instabilidade em vários países. Ainda não há, no entanto, confirmação de que os problemas estejam relacionados.
O Banco Central, responsável pelo sistema de pagamentos instantâneos, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ocorrência.
Além disso, o Google registrou aumento nas buscas pelo termo “Pix” e por nomes de aplicativos financeiros, como o PicPay, indicando o impacto do problema entre usuários que enfrentam lentidão ou falhas nas transações.
